Notícias

Campanha orienta cuidados com a saúde durante o carnaval

Campanha do Sesc orienta sobre prevenção de doenças no Cariri
Por Márcio Silvestre • 21 de fevereiro de 2019

Foto: Davi Pinheiro

O Carnaval está chegando, como todos os anos o clima é de alegria para muitos brasileiros, que ansiosos já estão curtindo o pré-carnaval, um grande ensaio para os dias de folia do período carnavalesco. Embora as expectativas dos foliões sejam de descontração, tão importante quanto se divertir é cuidar da saúde e aproveitar todos os dias de festa sem transtornos.

Com a campanha educativa “Caia na Folia com sua Saúde em Dia”, os educadores do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) orientam a população sobre os cuidados para prevenir o contágio de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HIV/AIDS, as hepatites virais e a sífilis. As ações acontecem entre os dias 04/02 e 02/03 em centros comerciais, escolas, praças e unidades nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Iparana, Iguatu e Sobral.

Fique de olho nas estatísticas

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, em 2017, foram diagnosticados 42.420 novos casos de HIV, e notificados 119.800 casos de sífilis. No mesmo ano, na população do Ceará, foram detectados 883 casos de contágio de sífilis e 535 de HIV. A estimativa é que 136 mil brasileiros ainda não sabem que estão com HIV, o que agrava o risco de contrair ISTs em relações sexuais sem proteção, seja em relações esporádicas ou estáveis.

Para alertar a população sobre esses riscos e a necessidade de proteção, especialmente durante o Carnaval, durante a campanha são realizadas palestras, blitz educativas e exposições, proporcionando rodas de conversas e a entrega de material educativo e de prevenção. Os cortejos educativos e visitas às lojas e empresas são direcionados aos trabalhadores do comércio, que recebem kits gratuitos com preservativos e outros produtos de cuidado pessoal.

Campanha entrega kit de prevenção em ruas e lojas. (Foto: Davi Pinheiro)

Tabus

Estudantes de escolas públicas também são público da campanha Caia na Folia com sua Saúde em Dia. O educador em saúde, Sávio Campos, explica que educação sexual ainda é um tabu para muitos jovens. “Existe discriminação com o uso de preservativos e vergonha de dialogar. Há também o preconceito de as mulheres portarem preservativos. Muitas vezes, a juventude tolhida de fazer a prevenção dentro de casa”, explica.

Alimentação

A Campanha também é direcionada à prevenção ao câncer de pele, atenção à hidratação do corpo e à alimentação nos dias de Carnaval. A ingestão de álcool precisa ser acompanhada pela de água, explica Sávio Campos. “Cada copo de bebida alcoólica deve ser acompanhado de um copo de água”, orienta o educador.

 

Programação no Cariri

Juazeiro Do Norte

De 04 a 26/02

Orientações sobre os cuidados do carnaval: hidratação, uso do filtro solar, prevenção a IST’s, promoção da alimentação saudável para os praticantes de atividade física da unidade (judô, musculação, ginástica rítmica, natação, hidroginástica).

Local: Unidade Sesc Juazeiro.

 

Dia 11/02

Palestra educativa com os idosos do TSI sobre os mitos e verdades dos vários tipos de Câncer com ênfase na prevenção ao câncer de pele.

Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte

Horário: 16:00

 

Dia 14/02

Tenda da saúde com orientações e exposição mediada sobre prevenção a IST’S, AIDS e hepatites em parceria com o aulão de ginástica rítmica.

Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte

Horário: de 16h às 18h

 

Dias 21 e 22/02

Palestras na empresa Assaí Atacadista sobre prevenção a IST’s, HIV e hepatites e dicas para um bom carnaval (uso do filtro solar, alimentação saudável, hidratação).

 

Dia 28/02

Culminância do “Sesc Folia” e “Caia na Folia com sua Saúde em Dia” com tenda da saúde e Exposição mediada sobre IST’s, HIV e hepatites.

Local: Unidade Sesc Juazeiro do Norte

 

Crato

Dia 22/02

Palestra com distribuição de materiais educativos sobre prevenção as IST’s/ HIV/ Hepatites, cuidados com a saúde e entrega de insumos de prevenção.

Local: Escola Liceu do Crato

Horário: a partir de 13h

 

Dia 25/02

Blitz Educativa com apresentação de banda fanfarra, distribuição de materiais educativos sobre prevenção as IST’s/ HIV/ Hepatites, cuidados com a saúde e entrega de insumos de prevenção.

Local: Trem Cariri Estação Crato

Horário: a partir de 8h

 

Dia 26/02

Exposição Mediada com distribuição de materiais educativos sobre prevenção as IST’s/ HIV/ Hepatites, cuidados com a saúde e entrega de insumos de prevenção.

Local: Lojas do Comércio e Praça Siqueira Campos / Crato

Horário: a partir das 8h

 

Exposição Mediada com distribuição de materiais educativos sobre prevenção as IST’s/ HIV/ Hepatites, cuidados com a saúde e entrega de insumos de prevenção

Local: Unidade Sesc Crato

Horário: a partir das 18h

 

Dia 27/02

Exposição Mediada e Palestra com distribuição de materiais educativos sobre prevenção as IST’s/ HIV/ Hepatites, cuidados com a saúde e entrega de insumos de prevenção.

Local: Escola Gonzaga de Melo / Crato

Horário: a partir das 16h

 

Dia 01/03

Exposição Mediada e Blitz Educativa com distribuição de materiais educativos sobre prevenção as IST’s/ HIV/ Hepatites, cuidados com a saúde e entrega de insumos de prevenção.

Local: Estádio de futebol Mirandão: Concentração do Desfile de Carnaval tradicional do Crato

Horário: a partir das 16h.

 

Serviço

Caia na Folia com sua Saúde em Dia

Período: 04/02 a 02/03

Locais: Comércios, empresas, escolas e Unidades do Sesc em Fortaleza, Sobral, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte

Mais informações: 0800.275.5250

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".