Artigos

Boas ideias não precisam de muitos recursos

Por Redação Cariri • 5 de fevereiro de 2020
Foto: @katemangostar

Por André Rabelo.

O conceito de fazer mais com menos está totalmente ligado à capacidade de gerar o máximo de resultado com um mínimo possível de recurso. No entanto, nem sempre percebemos os recursos que possuímos por acreditar em algo que muitas vezes temos como “verdades absolutas” em nossas vidas.

Sempre ouvimos falar que dinheiro não dá em árvore, que só ganha dinheiro quem tem dinheiro, só ganhamos o suficiente para o básico e muitas outras questões que nos acompanha ao longo da vida.

Eu também já pensei assim, mas muitas vezes devemos questionar o óbvio. Claro que dificilmente irei conseguir mudar de vida, sendo um simples trabalhador com um pequeno salário, por exemplo, porém devemos nos questionar sobre as verdades ABSOLUTAS! Isso também chamo de pensar fora da caixa.

Reflita sobre suas habilidades e recursos

Pensar fora da caixa é questionar o óbvio, é se perguntar: por que não realizar o sonho da minha vida? Por que não viver tudo aquilo que nasci para viver? Por que não ter a tão sonhada liberdade financeira?

Nesse processo de questionamento, percebemos o quanto temos de habilidade, de recurso para gerar a mudança de vida que precisamos e perceber o que ninguém percebe. É saber se adaptar as situações e abraçar as oportunidades que estão ao nosso redor e até então não tínhamos percebido. Daí percebemos que podemos potencializar tudo o que temos e sabemos. Ganhar dinheiro não basta, é preciso sim alcançar a tão sonhada liberdade financeira.

Talvez sua ideia seja tão importante como o capital financeiro que você precisa. Assim como as pessoas precisam de um capital financeiro, existem muitas outras que, para multiplicar seu dinheiro, precisam de uma boa ideia e alguém para executa-la. Temos como exemplo o anjo investidor ou um sócio com perfil complementar, onde você entra com a ideia e talvez o trabalho e a outra parte com o dinheiro. O exemplo do cenário do investidor anjo no Brasil é bem animador e a cada dia cresce mais, o mundo inteiro vem adotando esse modelo de negócio.

Não ser “ZOIÃO” ajuda muito e encurtar o tempo para realizar seus PROJETOS.

É preciso entender que você precisa de pessoas que lhe complementam na hora de fazer um negócio. Ano passado, apesar dos Anjos do Brasil terem registrado somente 7.616 investidores Pessoas Físicas, o volume de investimentos vem crescendo ano após ano e já chegamos ao patamar de R$ 1 bilhão investido. Isso porque aumentou a segurança jurídica, divulgação de Êxitos e unicórnios brasileiros como 99, Pagseguro e Nubank. Acontecendo queda da taxa de juros e o aumento dos investidores anjos de forma proativa. (Fonte Anjo do Brasil).

Tudo isso não aconteceria se não existissem pessoas com dinheiro precisando de pessoas com boas ideias e com tempo para dedicar a multiplicar o dinheiro de alguém. Atualmente temos uma abundância muito grande de opções para aquisição de recurso para empreender. Só em 2020 o banco do nordeste disponibilizou 25 bilhões para empresas de pequeno e médio porte.

Certo dia em uma conversa com o meu gerente do banco ele olhou para mim e com uma cara bastante cansada falou: “André, gostaria muito de saber empreender. Se você entregar 1 milhão na minha mão para eu colocar um negócio, certamente não saberei e o máximo que irei saber fazer é aplicações”.

Valorize o seu capital intelectual, seus conhecimentos, sua experiência, sua visão, seu network, boas e más experiências que viveu, pois certamente te rendeu bons aprendizados e com tudo isso junto forma um capital intelectual muitíssimo poderoso para ganhar dinheiro com o dinheiro dos outros. Certamente dinheiro é resultado de tempo dedicado. Pessoas com dinheiro levaram tempo para ganhá-lo e certamente ao processar uma boa ideia usando tempo e o dinheiro dos outros você ira ganhar o mesmo gerando o máximo de resultado com o mínimo de recurso possível.

_______________________________________________________________________________________
Essa é uma coluna de opinião. As informações e ideias expressas neste espaço são de responsabilidade única do autor.
Sobre o autor:

Olá, muito prazer, sou André Rabelo! Sou empresário do ramo de gastronomia, turismo e hotelaria, mas te digo logo que nem sempre foi assim. Já fui empacotador de supermercado e pra conseguir a liberdade financeira que tenho hoje, foi através de muito trabalho e um conceito chamado Faça Mais Com Menos, no qual consegui empreender mesmo sem dinheiro.

Instagram: @andrerabelo777

CATEGORIA:

Redação Cariri