Digital

Arduíno Day será realizado no Cariri neste sábado, 16

Evento mundial de tecnologia terá competição de robótica e palestras gratuitas
Por Bruna Vieira • 14 de março de 2019

(Estudantes trabalham com a plataforma Arduíno. Foto: Guilherme Esmeraldo.)

 

O Arduíno Day é um evento realizado em todo o mundo, como uma forma de comemorar o aniversário da plataforma homônima de hardware livre criada na Itália. Juazeiro do Norte sediará a atividade no próximo sábado,16. O evento é organizado pelo Instituto Federal do Ceará campus Crato e contará com palestras sobre tecnologia e competição de robótica. A programação é gratuita, mas, as vagas são limitadas.

O Arduíno pode ser utilizado na construção de robôs autônomos, automatização residencial e em sistemas de engenharia de transportes, agricultura de precisão e impressão 3D, conforme explicou o professor do IFCE Crato, Robson Feitosa. “É uma plataforma eletrônica de código aberto com base em hardware e software fáceis de usar, que pode se aplicada em diversos projetos interativos”, destacou.

O evento reúne entusiastas da plataforma para compartilhamento de experiências sobre ela. “É destinada a qualquer pessoa que faça projetos interativos e o Arduíno Day é uma celebração mundial organizada pela comunidade e pela equipe do Arduíno. No nosso Arduíno Day, as atividades contemplam ciclos de palestras e competição de robótica. Além disso, haverá sorteio de brindes: dois arduínos”, adiantou Robson.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento. Quatro palestras serão realizadas, para debater o uso do Arduíno em pesquisas científicas, apoio ao aprendizado em projetos de computadores, em análises climáticas do Cariri e a união da plataforma com legos. A competição de robótica está dividida em três modalidades: labirinto, sumô e seguidor de linha.

Com os cursos superiores de Sistemas de Informação e Análises de Sistemas e cursos técnicos de Informática oferecidos por instituições de ensino públicas e privadas, o Cariri tem desenvolvido o setor de tecnologia e realizado vários eventos nessa área, como o Campus Day e o Hackday Sendi, realizados em Juazeiro do Norte.

Placa Arduíno. Foto: Divulgação.

 

Serviço

Arduíno Day

Data: 16/03/19

Local: Colégio Objetivo – Rua Dr. Floro Bartolomeu, 778 – bairro São Miguel/Juazeiro do Norte.

Horário: 8h às 12h30

Inscrições: https://www.even3.com.br/arduinodaycariri/

 

Leia mais:

Ex-engenheiro do Google faz palestra no IFCE

Inovação e Empreendedorismo no Campus Day

Hackday Sendi 2018 fortalece inovação

 

(Com Assessoria)

CATEGORIA:

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".