Notícias

Alunos do SENAI Juazeiro desenvolvem tabela periódica para pessoas com deficiência visual

Por Márcio Silvestre • 11 de junho de 2019

Acessibilidade e inclusão para pessoas cegas ou com baixa visão realizarem seus estudos é um desafio. Os alunos do do curso de Aprendizagem Industrial em Logística, do SENAI Juazeiro do Norte,  apresentaram protótipos de uma tabela periódica didática voltada para pessoas com deficiência visual. A atividade foi desenvolvida durante a disciplina de Tecnologia de Materiais, com orientação do instrutor Luiz Roberto Machado Hordonho.

Durante a confecção dos protótipos, os estudantes puderam discutir questões relacionadas à inclusão de pessoas com necessidades especiais, avaliando a necessidade da adaptação das ferramentas utilizadas na sala de aula para atender os portadores de necessidades especiais. De acordo com o Censo 2010, cerca de 5% dos brasileiros  se declaravam deficientes visuais. Esse número representa cerca de seis milhões e meio de pessoas. Desses entre 500 e 600 mil são cego totais.

Sobre o SENAI Ceará

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".