Economia e Negócios

Aeroporto Regional do Cariri terá aumento de 5% na movimentação de passageiros durante a Semana Santa

Mais de 6 mil pessoas passarão por Juazeiro do Norte a partir da próxima quinta-feira, 18
Por Bruna Vieira • 16 de abril de 2019

(Cerca de 90 pousos e decolagens serão realizados no Aeroporto Regional do Cariri durante o feriadão. Foto: Hélio Filho.)

 

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes deverá receber 6.230 passageiros entre os dias 18 e 22 de abril, feriadão da Semana Santa e Páscoa. Um aumento de 5% na movimentação de passageiros em relação ao fluxo registrado no mesmo feriado do ano passado. Em 2018 passaram pelo terminal 5.930 passageiros, entre embarques e desembarques. O levantamento contabiliza a oferta de assentos das empresas aéreas para o período. Mesmo com o cancelamento de duas linhas aéreas pela Avianca no mês passado, há mais gente viajando.

O Aeroporto Regional do Cariri atende aos municípios da região e de outros estados, como o Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí. Atualmente, disponibiliza voos para Campinas (SP), Guarulhos (SP), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Três companhias aéreas (Gol, Avianca e Azul) realizam em média oito operações diárias, entre pousos e decolagens comerciais regulares.

Nos últimos cinco anos, houve crescimento no fluxo de passageiros, com recorde histórico no ano passado. Foram 563.548 embarques e desembarques ante 542.280 em 2017, uma alta de 3,92%. Uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários, visando garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão.

Uma das ações intensificadas será a presença dos “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo da Infraero com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, preparados para tirar dúvidas e orientar aos viajantes. Equipes de segurança, operações e manutenção também foram reforçadas por meio de remanejamento das escalas de trabalho.

 

90 operações de pousos e decolagens serão realizadas no Cariri

1,7 milhão de passageiros por ano é a capacidade de atendimento

 

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui.

 

Rede Infraero

Nos demais aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares, a estimativa também é de crescimento neste feriado. Os 46 terminais da Rede devem receber 1,05 milhão de passageiros. Alta 2% superior à movimentação registrada em 2018, quando 1,03 milhão de viajantes foram transportados no período de 29 de março a 02 de abril. O fluxo de aeronaves deve ser de aproximadamente 8,8 mil pousos e decolagens. Os dias de maior movimento serão quinta-feira, 18, com 264.359 passageiros, e a segunda-feira, 22, quando são esperados 240.298 viajantes.

 

Leia mais

Aena ganha concessão de operação do aeroporto de Juazeiro do Norte

 

(Com assessoria)

Bruna Vieira

Bruna Vieira

Bruna Vieira é mestra em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como repórter, produtora, editora e âncora em Rádio, TV, Impresso e Online. Vencedora dos prêmios SBR Pfizer 2017 e 2016, Fenacor 2016 e Criança PB 2015. "Recontar histórias de vida, com sensibilidade e humanismo, porque o jornalismo também é feito de afetos".