Economia e Negócios

Aena Desarrollo ganha a concessão de operação do aeroporto de Juazeiro do Norte

Por Márcio Silvestre • 16 de março de 2019

Foto: Hélio Filho.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, foi um dos seis aeroportos do bloco Nordeste arrematados pela empresa espanhola Aena Desarrollo, pelo valor de R$ 1,9 bilhão, em leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), nesta sexta-feira (15). A estimativa é que a empresa invista R$ 193,5 milhões apenas no aeroporto de Juazeiro do Norte, contribuindo para o fortalecimento da economia e potencial turístico da região.

Estiveram presentes no leilão o Governador do Estado, Camilo Santana, acompanhado pelo Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o Deputado Federal, Pedro Bezerra, também pelo Governador de Alagoas, Renan Filho, e o empresário juazeirense, José Roberto Celestino. Ao todo foram leiloados 12 aeroportos divididos em 3 blocos; Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, o Deputado Federal, Pedro Bezerra, Governador do Estado, Camilo Santana e o empresário juazeirense, José Roberto Celestino.

O bloco do Nordeste foi o mais disputado e lucrativo. A Aena arrematou os aeroportos na 5ª rodada do leilão, ganhando a concessão que valerá pelos próximos 30 anos. A empresa opera 70 aeroportos distribuídos em vários países e tem destaque por ser a maior operadora do mundo em número de passageiros. O Governador Camilo Santana ressalta que com a nova operadora o aeroporto Orlando Bezerra de Menezes trará grandes benefícios para a economia da região. “Isso significa mais voos, passageiros, conexões e consequentemente mais emprego. Não tenho dúvida que foi um grande ganho para região do Cariri, e para o turismo. Em breve estarei pelo Cariri com o Prefeito Arnon Bezerra para darmos ordem de serviço a outro equipamento que vai ser um exemplo para o Brasil: o teleférico do Horto do Padre Cícero”, afirma o Governador.

Com o hub aéreo fortalecido, a região do Cariri tende a crescer ainda mais, aponta o Prefeito Arnon Bezerra. “Através do aeroporto vamos fortalecer cada vez mais o desenvolvimento econômico e social. No primeiro momento vai possibilitar a criação de novos empregos, posteriormente sentiremos o impacto no comércio e na qualidade de vida da população. Isso é motivo de comemoração não só para Juazeiro do Norte e para o Cariri, mas para todos nós nordestinos que teremos um fortalecimento no desenvolvimento da região”, ressalta.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".