Cariri Sustentável

Ações educativas marcam a Semana da Água e da Árvore no Cariri

Por Márcio Silvestre • 21 de março de 2019

Iniciativas públicas nos Municípios de Crato e Juazeiro do Norte promovem ações educativas a cerca do cuidado com o meio ambiente. Na Semana da Água e da Árvore estudantes, autoridades e a comunidade se envolvem em ações voltadas à conscientização e preservação de árvores para a preservação ambiental e o equilíbrio do planeta.

Na manhã desta quarta-feira (20) atividades educativas na praça da Sé, em Crato, marcou o início da Semana da Árvore e da Água do Município contando com a participação de autoridades, estudantes e comunidade em geral, mostrou a importância da preservação e de um maior entendimento em relação aos cuidados para com o meio ambiente. Na ocasião foi assinado o Decreto de tombamento das árvores e descerrada a placa que sinaliza o Oitizeiro como patrimônio ecológico, histórico, cultural e paisagístico do município do Crato.

O gestor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial de Crato, Brito Júnior, reiterou a importância da manutenção das nascentes e mananciais, destacando a importância do tombamento das árvores. “A gestão tem a responsabilidade de preservar as riquezas naturais de nossa cidade, a exemplo dessas árvores que, por meio de decreto, estarão tombadas e oficialmente protegidas”, explicou.

Brito Júnior se refere ao Decreto de Nº 1803001/2019, datado em 18 de março de 2019, que declara imunes de corte, derrubada, queima ou agressão química no Município do Crato, Estado do Ceará, as árvores da espécie Licania tomentosa (Oitizeiros), localizadas na Praça da Sé, conforme coordenadas geográficas.

Semana da Árvore em Juazeiro do Norte

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) e em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), durante os dias 18 e 22 de março a Festa Anual das Árvores nas escolas municipais de Juazeiro do Norte. A programação conta com oficinas, palestras e diversas ações.

A cerimônia de abertura aconteceu na Escola de Ensino Fundamental João Alencar de Figueiredo e contou com a presença do Prefeito Arnon Bezerra, do secretário interino de Educação, Nildo Rodrigues, da Secretária Executiva da Semasp, Hélvia Nóbrega, representando o secretário Luiz Ivan Bezerra. Estiveram presentes também a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Socorro Pinto, a diretora da Escola onde aconteceu o evento, Socorro Moura.

O objetivo do projeto é promover a conscientização da comunidade, principalmente para o público infanto-juvenil de Juazeiro do Norte, sobre a importância das árvores para a preservação ambiental e o equilíbrio do planeta. “A responsabilidade com o meio ambiente é de todas e todos, não apenas dos governos. Não podemos achar que esse é um problema menos importante. Quando cuidamos do meio ambiente, cuidamos dos que amamos e da gente”, disse o prefeito.

A árvore nativa homenageada e estudada pelos alunos em sala de aula nesta semana é a espécie Juá-Ziziphus, o Joazeiro, conhecida como “pé de Juá”. O tema da edição deste ano, escolhido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Governo do Estado do Ceará, é Compostagem, que trabalha todo o processo biológico de transformação de resíduos orgânicos em fertilizante natural, ou seja, em adubo.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".