Economia e Negócios

29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista destaca crescimento econômico do Cariri

Por Márcio Silvestre • 21 de outubro de 2019

A 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada no Cariri, entre os dias 18 e 20 de outubro, reuniu mais de 1.500 pessoas, de todo o país, no espaço Boulevard, em Barbalha. De acordo com a organização, o Cariri é uma das regiões que mais crescem economicamente nos últimos anos, ambiente perfeito para realização da convenção. O presidente da Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Freitas Cordeiro, em seu discurso na abertura do evento, enfatizou o orgulho de ser nordestino e o quanto a região do Cariri é rica e propícia para se desenvolver cada vez mais. “Quanto mais sou nordestino, mais tenho orgulho de ser!”.

Participaram da solenidade de abertura, o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Elcio Batista, representando o Governador do Estado; o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), José César Costa; presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro (SPC Brasil); presidente da CDL de Juazeiro,  Zenilda de Sena, além do prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra.

A solenidade de abertura foi marcada pela apresentação da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, entrada dos presidentes das CDLs cearenses com as bandeiras de cada município, e pela Palestra Magna “Convivendo com cenário econômico e político cada vez mais mutante e mutável”, proferida por Marcos Gouvêa, diretor do Grupo Gouvêa de Souza, consultoria de inovação para o varejo com 30 anos de experiência e um dos palestrantes da maior feira de varejo do mundo, a NRF (Retail’s Big Show), realizada anualmente em Nove Iorque.

Marcos ressalta que é um privilégio participar do maior evento do varejo cearense. “Primeiro porque eu conheci uma realidade que eu estava muito distante, segundo porque aprendi muito com tudo o que vi por aqui e terceiro porque saio convencido que o Ceará é, de fato, um exemplo para o Brasil de como agregar e integrar a classe lojista”.

Convenio integra Juazeiro do Norte ao programa City Possible da Mastercard

Durante o evento, foi assinado convênio entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e a Mastercard, que possibilita ao município cearense fazer parte da lista de 34 cidades do mundo e a 6º do Brasil a integrar o programa City Possible, da Mastercard.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município, já vinha realizado trabalho junto à multinacional para possibilitar a parceria com a multinacional. O programa City Possible é uma rede colaborativa global de cidades criada pela Mastercard para incentivá-las à sustentabilidade, inclusão e eficiência, tornando-as mais inteligentes. O programa irá estabelecer em Juazeiro do Norte um novo modelo de engajamento entre os setores público, privado e renomadas instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard.

Essa rede conta, atualmente, com mais de 30 metrópoles em todo o mundo, incluindo Atenas, Dubai, Melbourne e Praga. No Brasil, Juazeiro do Norte se juntará a Guarulhos (SP), Curitiba (PR), Madre de Deus (BA), Novo Hamburgo (RS) e Porto Alegre (RS).

“Juazeiro do Norte poderá se conectar a outras cidades e parceiros da Mastercard e, assim, pesquisar, desenvolver e potencialmente implementar novas soluções para os desafios urbanos mais urgentes”, diz a diretora Fernanda Caraballo.

O convite para o convênio foi feito ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, durante o Smart City Business Brazil, que aconteceu em São Paulo, em julho.

“Sermos convidados a trocar experiências com cidades globais comprova que, o que tem sido feito aqui, não deixa nada a desejar. Pelo contrário. Juazeiro do Norte tem muito a ensinar e a aprender. O Prefeito Arnon Bezerra e todos nós, que fazemos parte da sua gestão, buscamos melhorar a qualidade de vida da população”, destaca Michel Araújo. Ele também é Vice-presidente de Soluções Inovadoras do Fórum Nacional Inova Cidades, sendo o único representante do interior na governança.

A 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista é realizada pela Federação das CDLs do Ceará e as CDLs do Cariri, com apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil. O evento é considerado o maior do segmento, realizado a cada dois anos no estado.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".