Economia e Negócios

29ª Convenção de Comerciantes Cearenses tem início nesta sexta-feira, 18

Com o tema “Reflexão consciente sobre o varejo brasileiro” a 29ª Convenção de Comerciantes Cearenses , acontece entre 18 e 20 de outubro, na região do Cariri.
Por Márcio Silvestre • 17 de outubro de 2019

A Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) realiza entre os dias 18 e 20 de outubro a 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, envolvendo 09 municípios da região do Cariri. O evento reúne os maiores players do comércio, entre eles representantes de Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), de Federações das CDLs e cedelistas cearenses e de outros estados, participantes inscritos e palestrantes.  Este ano, o tema “Reflexão consciente sobre o varejo brasileiro” é o eixo principal, subdividindo-se em debates sobre reestruturação empreendedora na era digital, varejo 4.0 e estratégias para buscar diferenciais competitivos. As inscrições podem ser realizadas através do link : http://fcdlce.com.br/29convencao/ .

O presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro, enfatiza que “a dinâmica tecnológica e a transformação dos cenários são desafios constantes. Por isso, a importância da programação técnica ser elaborada por um time renomado de uma consultoria internacional sobre varejo, a GS& Gouvêa de Souza. E o momento é oportuno para troca de expertises de cada segmento do comércio, além de palestras com temas que trarão uma visão moderna do mercado, agregada a uma Feira de Negócios, que nos permitirá compartilhar práticas empreendedoras”, comenta.

A empresária Zenilda Sena, presidente da CDL Juazeiro do Norte, fala com entusiasmo sobre a região sediar a Convenção. “O Cariri é um polo com crescimento econômico de destaque no Brasil. Nada mais oportuno do que receber os principais nomes do comércio do nosso estado e do Brasil para compartilhar experiências”, ressalta.

Palestras

O grupo Gouvêa de Souza, consultoria de inovação para o varejo, relações de consumo, marketing e canais de distribuição, com 30 anos de experiência, conduzirá a programação técnica. Marcos Gouvêa, diretor do grupo, ministrará a palestra magna “Convivendo com um cenário econômico e político cada vez mais mutante e mutável”, após a solenidade de abertura, na sexta-feira (18), às 20h.

O dia 19, sábado, concentra a maioria dos debates. Às 9h, a palestra “A transformação digital e seu impacto no comportamento dos consumidores e no redesenho do mercado”, será ministrada por Cristiano Leite, também do Grupo GS& Gouvêa de Souza. Em seguida, Luiz Guilherme Baldacci fala sobre “Os mais importantes diferenciais competitivos das empresas varejistas de todos os tamanhos”, às 10h 30min. Baldacci é sócio-diretor da Friedman, com 22 anos de experiência, e foco em gestão operacional, comercial e de produtividade/pessoas.

Em seguida, às 11h30, o sócio-diretor da GS&UP – Grupo GS& Gouvêa de Souza, Caio Camargo, profere a palestra “A visão do futuro que se torna cada vez mais presente”. Camargo é da área de desenvolvimento de negócios para startups nas áreas de varejo e consumo.

Programação cultural

Os momentos de integração serão perpassados por apresentações artísticas e culturais da região e o encerramento do evento será com a cantora Elba Ramalho, paraibana ícone da MPB, no sábado (19), a partir das 22h, show exclusivo para os participantes da Convenção Estadual 2019.

A 29ª Convenção Estadual do Comércio Lojista do Ceará é uma realização da FCDL Ceará e as CDLs do Cariri em parceria com o Governo do Estado do Ceará. Tem patrocínio da CDL Fortaleza, das Prefeituras de Juazeiro do Norte, Crato e Campos Sales; do Banco do Nordeste, Guanabara, Óticas Visão, Sodine, Ibyte, Supermercado Pinheiro, Mercadinhos São Luiz, Zenir Móveis e Eletros, 3 Corações, Rede, Sabão Juá, São Geraldo, Brisanet e Localiza Hertz. O evento é considerado o maior do segmento, realizado a cada dois anos no estado.

 

Márcio Silvestre

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".