Arte e Cultura

20ª Mostra Sesc Cariri traz novidades e reúne multidão no show do Grande Encontro

Nesta edição, a Mostra traz novidades para o público, anunciando uma programação diversificada marcada pela valorização regional, intercâmbio cultural, acessibilidade social, ações educativas e socioambientais.
Por Márcio Silvestre • 17 de novembro de 2018

O show de abertura da Mostra Sesc Cariri reuniu, na noite desta sexta-feira (16), uma multidão de cerca de 50 mil pessoas no Largo da Matriz, em Juazeiro do Norte. Fãs de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo puderam assistir ao show “O Grande Encontro”, que assim como a Mostra Sesc Cariri de Culturas também completou 20 anos de existência. Com muito entusiasmo e uma sintonia, conquistada à longas datas, os artistas animaram o público presente no local, com sucessos desde a Anunciação até o Frevo Mulher.

Na nova versão do show, os arranjos musicais ganham a energia das guitarras, violões e da percussão, sempre coroados pela melodia da sanfona que acompanha Elba, Geraldo e Alceu em duetos, trio ou em solos. A praça lotada cantava e interagia, em grande coro, com os cantores nordestinos. Em meio à multidão, estava a estudante de Ciências Sociais, Andecieli Martins, que parabenizou a escolha da curadoria para o show de abertura.

Foto: Anderson Duarte

“Quando eu cheguei a fila estava no quarteirão anterior, as pessoas já estavam festejando mesmo antes de chegar na Praça da Matriz. Ruas antes a gente já conseguia sentir a vibração da Mostra Sesc, com pessoas alegres seguindo em um verdadeiro festejo coletivo. A abertura da Mostra proporcionou um ‘grande encontro’ entre as pessoas. Um momento político também, a importância de vivermos momentos assim é uma injeção de ânimo e resistência pela cultura” comenta Andecieli.

Foto: Anderson Duarte

Compromisso Social

Como proposta de estímulo à responsabilidade social, o show de abertura arrecadou aproximadamente 30 toneladas de alimentos que serão destinados ao programa Mesa Brasil Sesc. Essa atitude de solidariedade faz parte de uma iniciativa do Sesc Ceará que incentiva a doação de 2kg de alimentos para o acesso aos shows de abertura, encerramento e espetáculos em espaços fechados durante o evento.

20ª Edição da Mostra Sesc Cariri

Antes do início do grande show de abertura do evento, representantes do Sistema Fecomércio apresentaram os principais serviços e atrações da 20ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas, em coletiva com profissionais da imprensa. Nesta edição, a Mostra está cheia de novidades. Sua programação conta com cerca de 300 atividades culturais, envolvendo mais de 2500 artistas e expectativa de público de 300 mil pessoas ao longo dos cinco dias em que o evento acontece. Ao todo, são 80 trabalhos selecionados por curadoria, protagonizados por artistas, pesquisadores, mestres de cultura e artesãos.

Durante a coletiva de imprensa, o Gerente de Cultura do Sesc Ceará, Chagas Sales, acompanhado pelo Presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, o Vice-Presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Luiz Gastão Bittencourt e a Diretora de Programação Social, Patricia Rinaldi, apresentaram um resumo do importante histórico da Mostra Sesc para o fomento da cultura nesses vinte anos de atuação. “A Mostra Sesc é o resultado de várias ações que o sistema Fecomércio desenvolve ao longo do ano. E acontece neste centro de ebulição cultural do Brasil, que é a região do Cariri”, destaca Luiz Gastão Bittencourt.

Foto: Anderson Duarte

Novidades

Nesta edição, a Mostra traz novidades para o público, anunciando uma programação diversificada marcada pela valorização regional, intercâmbio cultural, acessibilidade social, ações educativas e socioambientais.

O circuito Tem Forró no Cariri, pensado para valorizar a expressividade musical genuinamente nordestina, levará artistas e bandas a vários municípios do Cariri. Nesta edição, a Mostra também promove o Papo Criativo, espaço de intercâmbio com rodas de conversas entre artistas, agentes e produtores culturais da região e de outros estados. Outra ação presente no ciclo de atividades da Mostra é o Seminário Arte e Pensamento, que promove nos dias 19 e 20 de novembro espaços de diálogo e rodas de conversas sobre temáticas pertinentes à arte e cultura no país.

A Mostra Sesc Cariri está só começando. Nos próximos dias haverá muitos shows, espetáculos, exposições, e diversas manifestações artísticas e culturais. Veja a programação completa e fique por dentro de tudo o que acontece através do portal da CARIRI Revista.

 

CATEGORIA:

Márcio Silvestre

Formado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com experiência em Assessoria de Imprensa e Produção Cultural. "A comunicação e a arte se cruzam no meu caminho. Descobri no jornalismo a oportunidade de contar histórias e compartilhar conhecimento".