Arte e Cultura, Notícias, Reportagens 0

Violas em concerto

O Sesc Ceará recebe, nos dias 30 de abril a 05 de maio a 1ª etapa do projeto Sonora Brasil 2016, que este ano traz como tema “Violas Brasileiras”. As apresentações acontecem em Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Sobral e Fortaleza, respectivamente. 

Intitulada “Violas em Concerto”, a primeira etapa acontece com a participação de Fernando Deghi e Marcus Ferrer. No palco, a dupla apresenta um repertório que remete à história da viola no País, proporcionando um passeio pelo período colonial brasileiro e dias atuais ao apresentar compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico.

Com um trabalho em torno da composição, recuperação, divulgação e ensino de viola brasileira, o paulista Fernando Deghi explora em suas composições as possibilidades do instrumento, sobretudo em termos das muitas afinações possíveis e por intermédio dos mais variados estilos musicais, recorrendo a uma metodologia voltada ao desenvolvimento técnico e de repertório.

Já o compositor carioca Marcus Ferrer dedica a sua carreira ao estudo da viola desde a década de 1980. Em 2009, o artista lançou o álbum “Viola em concerto”, onde interpreta obras compostas por encomenda a importantes compositores contemporâneos.

Sonora Brasil

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais”, desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.

O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Programação

Juazeiro do Norte

Local: Teatro Sesc Patativa do Assaré (Rua da Matriz, 227 – Centro)

Data: 30/4

Horário: 19h

Informações: (88) 3587.1065

Crato

Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, Centro)

Data: 1/5

Horário: 19h

Informações: (88) 3523.4444

Iguatu

Local: Teatro Sesc Iguatu (Rua 13 de maio, 1130 – Centro)

Data: 2/5

Horário: 19h

Informações: (88) 3581.1130

Sobral

Local: Teatro São João (Praça São João, s/n – Centro)

Data: 4/5

Horário: 19h

Informações: (88) 3611.0954

 

Fortaleza

Local: Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro)

Data: 5/5

Horário: 19h

Informações: (85) 3452.9090

*Assessoria de Comunicação do Sesc Ceará

Sugestões de Leitura