Notícias

Via Sacra em Juazeiro do Norte: milhares vão a pé ao Horto

Desde a madrugada da quinta, 30, para a sexta-feira, 31, fiéis católicos e devotos de Padre Cícero peregrinam por Juazeiro do Norte em direção à Colina do Horto, onde a estátua do Padre Santo Popular está. A caminhada se tornou tradição para quem vive na região do Cariri e continua a ser repassada por gerações Saiba mais

Por Alana Maria • 2 de abril de 2018

Desde a madrugada da quinta, 30, para a sexta-feira, 31, fiéis católicos e devotos de Padre Cícero peregrinam por Juazeiro do Norte em direção à Colina do Horto, onde a estátua do Padre Santo Popular está. A caminhada se tornou tradição para quem vive na região do Cariri e continua a ser repassada por gerações de fiéis, que nem a chuva, nem o frio, nem a distância impedem de ser realizada.

Na manhã de Sexta-feira da Paixão, milhares são vistos em caminhada até o Horto. De suas casas à pé ou caminhando apenas pela ladeira do Horto até a estátua do Padre, não importam se os quilômetros caminhados são muitos ou poucos, a força da fé popular é sentida em toda sua potência. Alguns peregrinos atravessam trajetos de joelhos, como forma de penitência ou cumprimento de promessa. Outros afirmam que a caminhada representa a Via Crúcis ou Via Sacra, sendo a recriação dos últimos passos de Jesus Cristo à caminho da crucificação, quando, segundo a tradição católica, sacrificou a vida para perdoar os pecados da humanidade. No trajeto do Horto, estátuas relembram as 15 estações da Via Sacra.

A Pedra do Joelho

 

JUAZEIRO DO NORTE

Membros da administração pública do município de Juazeiro do Norte participaram da caminha. Seguindo a tradição popular, saíram em coletivo do Memorial Padre Cícero às 7h30 e seguiram pela rua do Horto até à Estátua de Padre Cícero. Houve uma parada: a Pedra do Joelho, onde foi instalado um cercado de madeira e palha, com uma placa contando um pouco a história do local, além de quadros com as imagens do Padre Cícero, Maria e Jesus, afixados.

Fernando Santana, Chefe de Gabinete do Governador do Estado do Ceará, o Prefeito Arnon Bezerra, secretários e outros membros do corpo público de Juazeiro do Norte, acompanhados de seus familiares, estiveram presentes.

“Essa caminhada nos traz à lembrança do Padre Cícero, nos faz pensar o início de Juazeiro do Norte, o que a cidade se tornou e o que projetamos para o futuro. Essa é uma bela demonstração de fé. Todas as vezes que estou em Juazeiro do Norte realizo esta caminhada e pretendo continuar fazendo sempre”, ressaltou Arnon Bezerra.

 

PAIXÃO DE CRISTO

À noite, mais de 2 mil pessoas prestigiaram a 25ª edição do espetáculo “A paixão de Cristo”, apresentado, a céu aberto, pela Comunidade Jesc, no Bairro do Limoeiro, que este ano contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria.

 

 

 


Foto de destaque: Cidadejua.com/Reprodução

Fotos: Anderson Duarte

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE