Arte e Cultura

Como vivem os cabinhas

Livro faz inventário das brincadeiras de meninos e meninas do sertão
Por Alana Maria • 16 de agosto de 2016

Em um reino encantado bem próximo de nós, a jornalista Gabriela Romeu e o fotógrafo Samuel Macedo encontraram histórias extraordinárias de meninos e meninas que pulam carniça, encantam jumentos, brincam de trancelim, jogam bila, soltam pião e são, por naqueles momentos, reis e rainhas. Brinquedos e brincadeiras de quintais e das ruas do interior do Ceará, principalmente pelas terras do Cariri, reunidas no livro “Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão” (ed. Peirópolis) como uma homenagem aos saberes e à criatividade das crianças.

Disputar na Vaquejadinha, ter medo da Caboclinha, dançar Toré e brincar de Careta somam-se a lista nesse almanaque do passatempo infantil. Para os mais velhos, é impossível não sentir saudade das manhãs de correria pela casa a fora descobrindo, a cada esquina, um novo mundo de possíveis brincadeiras.

E foi assim, andando e descobrindo a cada esquina que Gabriela, paulista, e Samuel, cearense, passaram por todas as regiões do Brasil, pelo Projeto Infâncias, e acabaram concluindo que aqui, no Nordeste, as brincadeiras tinham algo de especial. Por Crato, Juazeiro, Nova Olinda e Potengi pesquisaram, entrevistaram, escreveram e filmaram, também, um minidocumentário complementar junto ao livro (veja vídeos abaixo), por onde é possível conhecer mais o jeito certo de brincar cada jogo mencionado, além de conhecer o/a cabinha que apresenta.

Lançado primeiro em Juazeiro do Norte, julho passado, na Unidade SESC, agora o livro desembarca em São Paulo, para festa de lançamento na Livraria da Vila, próximo sábado, 20.

Terra de Cabinha – Pequeno Inventário da Vida de Meninos e Meninas do Sertão
Autoria: Gabriela Romeu
Fotografias: Samuel Macedo
Ilustração: Sandra Jáfera
Editora Peirópolis
R$ 52 (2016; 96 págs.)

.

Estrelinha Sela Nova (ou Pular Carniça)

.

Encantador de Jumentos

.

Dançar Toré

.

Reisado

.

Os Caretas

CATEGORIA:

Alana Maria