Arte e Cultura

São João de Juazeiro do Norte terá Festival de Quadrilhas e show com Victor & Leo

O governo de Juazeiro do Norte continua os esforços para tornar o São João do município uma das festas mais significativas do calendário regional. Para isso, retomou, em 2017, a tradição dos arraiás juninos e de apresentações de quadrilhas há muito ofuscadas pela programação do finado JuaForró. São novos tempos. O São João de Juazeiro Saiba mais

Por Alana Maria • 18 de junho de 2018

O governo de Juazeiro do Norte continua os esforços para tornar o São João do município uma das festas mais significativas do calendário regional. Para isso, retomou, em 2017, a tradição dos arraiás juninos e de apresentações de quadrilhas há muito ofuscadas pela programação do finado JuaForró.

São novos tempos. O São João de Juazeiro do Norte entra em seu segundo ano com peso. Serão 30 grupos no Festival Municipal de Quadrilhas, entre infantil e adulto, contabilizando apoximadamente 720 participantes, e 10 dias de intensa programação com grandes shows e apresentações nos bairros.

A programação é dividida entre Mostra Junina, Festival de Quadrilhas e São João nos bairros. São aguardadas 40 mil pessoas na programação no Parque Padre Cícero.

O São João de Juazeiro do Norte vai de 21 e segue até 30 de junho. O Festival de Quadrilhas e os shows musicais se concentram no Parque de Eventos Padre Cícero e acontecem nos dias, 22, 23 e 24 de junho, com entrada gratuita. Será solicitada, voluntariamente, a doação de 1kg de alimento para programas sociais.

A programação musical conta com o nome de peso da dupla sertaneja Victor & Leo e abrange importantes artistas locais, como Luiz Fidelis, Fábio Carneirinho, Júnior Viana, Jordian do Acordeon e mais. Veja programação abaixo.

 

NOS BAIRROS

A partir do dia 25, é dada largada para o São João dos Bairros, com diversos arraiás espalhados por 17 bairros de Juazeiro do Norte. Neste período, as apresentações serão em equipamentos sociais, como CEU, CRAS ou quadras esportivas, e nas próprias ruas dos bairros.

Mais de R$ 250 mil foram investidos no evento junino. Para realização do evento nos bairros, foi feito um Edital Público para a contratação de uma produtora de eventos a fim de organizar a programação.

Segundo explica o secretário de Cultura, Renato Fernandes, as 30 quadrilhas convocadas para participar do festejo recebem remuneração financeira com finalidade de custear figuirinos, cenários e outras demandas. Das quadrilhas que competem no Festival, 21 também participam do São João nos Bairro, devendo organizar um arriá no seu bairro de origem.

 

SÃO JOÃO DO CARIRI?

A sugestão foi dada pelo prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, que deseja uma agenda integrada que fortaleça a imagem do Cariri como região metropolitana. Segundo explicou, é preciso investir em turismo e cultura, marcas de nossa terra, transformando o São João em um grande atrativo para o turista dos estados vizinhos e além.O prefeito sugeriu ainda que este projeto tenha sede rotativa.

 

NOS AEROPORTOS

O secretário de Turismo, Júnior Feitosa, antecipou que haverá ações em alusão aos festejos juninos no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes – O Regional do Cariri. Uma pequena quadrilha, forró pé de serra, painel temático e “uma surpresa” nas esteira de bagagem serão atrativos para os turistas que visitam a região.

 

ORGANIZAÇÃO

A Guarda Civil garantiu 100 homens trabalhando constantemente na segurança do evento. No trânsito, o DEMUTRAN anunciou que a rua em frente ao Parque de Eventos estará funcionando em mão única e a prioridade é do pedestre. Um ” número significativo de efetivos” trabalharam no trânsito durante o São João, disse a representante do Departamento.

O São João de Juazeiro do Norte é um projeto da Secretaria de Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Ceará e demais secretarias municipais, como Educação, Agricultura, Turismo, Desenvolvimento Social e Trablho.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e Vigilância Sanitária também foram acionados.

 

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

No Parque de Eventos Padre Cícero, a partir das 22h

 

Dia 22

Jordian do Acordeon
Maurício Jorge
Joãozinho do Exu

 

Dia 23

Fábio Carneirinho
Jota Farias
Júnior Vianna

 

Dia 24

Victor & Leo
Leonardo de Luna
Luiz Fidelis
Thales Lessa

 

Programação Quadrilhas

Dia 25

Luar do Sertão – Rua Cícero Patrício da Costa, P. São Geraldo

Xamego nordestino

Pinga fogo – Rua Bom Jesus do Horto, Horto

Dia 26

Evolução Junina – Rua P4, n○ 54, Brejo Seco

Nação Nordestina – Rua do Limoeiro, Limoeiro

Dia 27

Roxedo dos matutinos- Rua Senhor Bonfim, 698, João Cabral

Agremiação Junina

Quadrilha Gonzagão – Rua Ozana Pereira, Romeirão

Junina Paixão do Cariri – Av. Carlos Cruz, 45, Salesianos

Dia 28

São Domingos Júnior – Rua Maria Pereira Lima, Leandro Bezerra

Arraiá do Girassol – Cônego Climerio, 1080, Timbaúbas

Quadrilha do Gil – Rua das Dores, Socorro

Dia 29

Sangine Arraiá Mirim – Rua Mariana Dantas, 111, Triângulo

Estrela Nordestina – Rua Expedito Freitas Rocha, 05, Aeroporto

Dia 30

Balão Junina – Rua Beata Maria de Araújo, 787, João Cabral

Tabuleiro Grande – Valdomiro Marçal do Carmo, 61, Triângulo

Carcará do Sertão – Av. Raimundo Ferreira Duarte, Carité

Fogo de palha – Avenida Maria Leticia Leite, Campo Alegre

Flor de Mandacaru – Vila Santo Antônio

 

 


Fotografia: Lula Castello Branco

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE