Arte e Cultura, Reportagens 0

Reinventando o ‘JuáForró’, município recebe a primeira edição do ‘São João de Juazeiro’

Versão reduzida do evento acontece em três noites e privilegia artistas locais

Na manhã de hoje (21), o prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, visitou o Parque de Eventos Padre Cícero, onde já está sendo preparada a festa que se iniciará amanhã. O projeto de tentar trazer de volta o JuáForró deu lugar ao ‘São João de Juazeiro do Norte‘, evento de duração menor. “Mas, em 2018, podem anotar: Juazeiro vai ter um São João capaz de entrar no calendário de festividades do Nordeste, como é em Campina Grande e Caruaru”, comemorou. Em sua primeira edição, o São João acontece do dia 22 a 24 de junho.

Cumprindo uma de suas promessas de campanha, Arnon Bezerra tentou trazer de volta o JuáForró, que existiu até 2012. Entretanto, a empresa que venceu o processo licitatório foi alvo de denúncias e acabou renunciando. Sem desistir do evento, a Prefeitura Municipal cedeu, conforme declarado ontem (20) no Diário Oficial do município, o Parque de Eventos para que o São João acontecesse. A Boulevard Buffet é a empresa responsável por produzir o São João neste ano.

O município não é um investidor direto do evento. Além de levar a guarda municipal e o Demutran para colaborarem com a organização, a Prefeitura se comprometeu, conforme o Diário, a “permitir o uso do Parque de Eventos Padre Cícero de forma gratuita em favor do autorizado, desde que este permita a livre entrada da população ao evento, podendo utilizar o equipamento, explorando de forma onerosa o estacionamento, instalação de camarotes e área vip”.

Em entrevista coletiva à imprensa local, Arnon Bezerra falou dos caminhos que levaram à produção do primeiro São João. O evento privilegia artistas da terra na programação.

Além da festa no Parque de Eventos Padre Cícero, a Prefeitura promove o São João nos Bairros. Serão 17 arraiás em 15 bairros (da zona rural e zona urbana), produzidos 22 quadrilhas juninas. Também acontecerão apresentações de 17 grupos da tradição popular, entre reisados, banda cabaçal, grupos de coco e bacamarteiros.

Alemberg Quindins, coordenador de Arte e Cultura da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura, conta que vem se reunindo há três meses com os grupos de quadrilha da cidade. “Cada grupo foi contemplado com um incentivo de 5 mil reais, que eles utilizaram para fazer o arraiá e confeccionar as roupas da quadrilha”, ele explica. A cada dia a festa acontece em um bairro diferente, onde cada grupo é responsável por montar seu arraiá. “A nossa ideia é trazer de volta aquele São João antigo. Com fogueira, com bandeirola, os adultos sentados na porta, as crianças brincando”, ele ri.

Prefeito em reunião com os vendedores de bebida do parque: ‘barraqueiros’ reclamam de intervenção do Boulervad Buffet na organização do evento. (Foto: Samuel Macedo)

Programação dos shows no Parque de Eventos
Pista – Grátis
Área Vip – R$ 30
Camarote – R$ 60
Dia 22

Léo Magalhães

Forró Real

Leonardo de Luna

Avelino do Acordeon

Dia 23

Toca do Vale

Joãozinho do Exu

Jota Farias

Dyogo Duarte

Evan Alencar

Dia 24

Caninana

Fábio Carneirinho

Luís Fidelis

Fabinho Curtição

Programação das quadrilhas juninas nos bairros
Dia 23

Força Nordestina

Local: Sítio Carás do Umari

Dia 24

Quadrilha Gonzagão

Local: Romeirão

Dia 25

Quadrilha Pinga Fogo

Local: Horto

Dia 27

Nação Nordestina

Local: Pirajá

Agremiação Junina Cariri

Local: Limoeiro

Dia 28

Quadrilha do Gil

Local: Bairro Socorro

Quadrilha Chapéu de Palha

Local: Frei Damião

Quadrilha São Domingos

Local: Leandro Bezerra

Dia 29

Junina Paixão do Cariri

Local: Salesianos

Matutino Júnior

Local: João Cabral

Dia 30

Arraiá do Girassol

Local: Timbaúbas

Balão Junina Cariri

Local: João Cabral

Tabuleiro Grande

Local: Triângulo

Estrela Nordestina

Local: Vila Nova

Dia 01 de julho

Carcará do Sertão

Local: Carité

Quadrilha Fogo de Palha

Local: Campo Alegre

Sugestões de Leitura