Cariri Sustentável 0

Reflorestamento: Saaec lança bombas de semente na Floresta do Araripe

A ação faz parte do programa de Educação Hidroambiental da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato

No último 22 de março, Dia Mundial da Água, aproximadamente 10 mil bombas de sementes diversas foram lançadas na Floresta Nacional do Araripe como uma ação do programa de Educação Hidroambiental da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC). Resultado de oficinas de ativismo ambiental com jovens estudantes da rede pública cratense, as bombas, feitas com argila e composto orgânico, foram lançadas de um helicóptero em áreas degradadas pelos recentes incêndios próximo à Fonte Caiana, na Chapada.

A proposta de reflorestamento da FLONA é apenas uma ação dentro do programa, que reúne crianças e jovens do município em atividades de conscientização socioambiental sob conceito de cultivo da sustentabilidade, explica a Tecnóloga em Recurso Hídricos e Saneamento Ambiental, Maria Dasdores Gonçalo. “Esses jovens serão os formadores de outros jovens, crianças e adolescentes, pois a SAAEC aposta no protagonismo juvenil nessa missão socioambiental”, ressalta. 

.

Preparo das bombas de sementes (Foto: SAAEC/Reprodução)

Preparo das bombas de sementes (Foto: SAAEC/Reprodução)

.

As oficinas, debates, demonstrações e trilhas ecológicas em escolas da rede pública e bairros colocaram a importância do cuidado da fauna e flora para a manutenção das fontes de água.

Segundo Yarlei Brito, presidente da SAAEC, o objetivo é “reeducar a população para enfrentar com responsabilidade os atuais desafios ambientais na encosta da serra”. Disse ainda: “Sabemos que as cidades crescem e os recursos, antes abundantes, como éramos de água, não são mais assim. O programa de Educação Hidroambiental vem nesse sentido, de ser um passo para uma consciência ambiental”.

.

Ecotrilha

Ecotrilha (Foto: SAAEC/Reprodução)

.

Bombas de sementes prontas (Foto: SAAEC/Reprodução)

Bombas de sementes prontas (Foto: SAAEC/Reprodução)

Sugestões de Leitura