Cariri Sustentável 0

Reciclagem do papel estimula atitudes pela sustentabilidade na UFCA

A vida útil do papel comum que utilizamos em documentos, livros, cadernos e rascunhos foi ponto de partida para dois projetos que promovem a conscientização sobre resíduos sólidos e a urgência da sustentabilidade no principal campus da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro do Norte. Realizado pela Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade da instituição, criada no mesmo ano, a coleta seletiva de papel e a rotatividade de livros doados foram implementados ainda em 2017 durante a IV Mostra UFCA.

Funciona assim: uma grande caixa coletora de madeira foi colocada na entrada do campus Juazeiro do Norte, o maior e mais movimentado da UFCA. Sinalizada com sua finalidade, a coleta do papel a ser reutilizado, os alunos, professores, servidores e profissionais terceirizados são convidados a participar depositando ali o papel. Ao lado, uma estante de livros, revistas e outros documentos estão dispostos para manuseio, leitura e “aluguel”. A ideia é que a rotatividade promova a solidariedade e nova utilidade daquele material.

 

(Foto: Alana Maria)

 

Nos primeiros meses de projeto, de outubro de 2017 ao início de 2018, 478 kg de papel e papelão foram encaminhados para reciclagem. Em 2018, a Coordenadoria ampliou o alcance do projeto, incluindo a coleta de garrafas PET. Conforme explica a docente e Coordenadora de Gestão da Sustentabilidade, Ingrid Mazza, a previsão é também incluir lixo eletrônico como toners, cartuchos e pilhas, que serão trabalhados junto com as iniciativas Papa-pilhas, projeto do Centro de Ciência e Tecnologia da UFCA, e Enactus.

Os materiais coletados referentes a papel, papelão e pet são destinados a Associação Engenho do Lixo, há 16 anos atuante em Juazeiro do Norte com o trabalho de agentes da coleta seletiva. Dos quilos de papel coletados, os associados revendem para empresas especializadas em reciclagem daquele material.

Sobre a estante rotativa, Juliana Santos, administradora da CGS, comenta que o objetivo é incentivar a leitura. “Queremos estimular a sociedade e a comunidade acadêmica a doar livros, revistas científicas ou de informações, resultados de pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica, e diversos outros tipos de leituras que possam interessar a diversos públicos”, acrescentou. A equipe também conta com a atuação da estudante de Engenharia de Materiais, Julie Anne Cavalcante, bolsista do setor, que ajudou a idealizar os projetos.

 

(Foto: Comunicação / UFCA)

 

(Foto: Comunicação / UFCA)

 

(Foto: Comunicação / UFCA)

 


Com informações de Assessoria de Comunicação da UFCA

Sugestões de Leitura