Consumo e Estilo, Esporte, Reportagens 0

Quem tem medo do Crossfit?

Verdadeiros super-humanos, os grandes atletas de Crossfit dão um show de habilidade, força, resistência e fitness nos campeonatos mundo afora. Esse novo treino vem conquistando adeptos por sua característica generalista e desafiadora. Chega a tal ponto que ser bom em crossfit significa ser ótimo em tudo do gênero.

Unindo diversas modalidades que colocam o corpo para funcionar, trabalha-se força, agilidade, coordenação, equilíbrio e resistência em treinamentos não-rotineiros, ou como explica a educadora física Kalyna Greicy: “toda aula é uma uma descoberta. O aluno não se acomoda ou fica entediado, isso o crossfit não permite”.

IMG_1876

Do levantamento de peso olímpico ao funcional, o crossfit é a mixagem de modalidades (Fotos: Alana Maria)

Também sócia-proprietária do primeiro Box Crossfit credenciado da região, o Batarra, para Kalyna o treino é ideal para quem quer quebrar a monotonia e iniciar atividades físicas. Seu sócio, Adriano Ribeiro, couch especializado, ressalta que o diferencial do treino é consegui unir essas modalidades de ginástica olímpica, de força militar e exercícios metabólicos.

O caminho é árduo até chegar ao nível dos super-humanos, mas Felipe Parente, aluno iniciante, afirma estar confiante e satisfeito com a experiência até então. Ele deixou a academia convencional de lado por não apresentar desafios e passou a se dedicar ao crossfit após se impressionar com vídeos na internet mostrando as habilidades. “Eu me identifiquei e está sendo ótimo”, diz.

IMG_1830

Apesar de não ter contraindicações, o alerta que fica é para não unir treino crossfit com musculação convencional, correndo o risco de sobrecarregar o corpo e causar danos à saúde. Uma bateria de exames de saúde é requisitada pelos Boxes a todos os novos alunos e a recomendação é sempre praticar com profissionais especializados no assunto.

ONDE OS FRACOS NÃO TÊM VEZ

Baseado no treinamento militar com exercícios olímpicos, o nome “Crossfit” na verdade é uma marca, criada pelo americano Greg Glassman, treinador das forças armadas americanas, ainda em 1980. Ao perceber que seus homens, apesar de fortes e astutos, eram lentos, elaborou um programa especial para melhorar o condicionamento físico.

IMG_1882

Em 2000, a popularização veio com maior facilidade de divulgação de conteúdo na internet. Diversos atletas do mundo inteiro colocam em prática a técnica de exercício para aprimorarem suas modalidades. “O crossfit prepara de atletas a pessoas comuns para fazerem movimentos funcionais, extremamente variados e em alta intensidade. Prepara o cidadão para qualquer coisa”, conclui Adriano Ribeiro.

Confira os melhores momentos dos super-humanos nos Jogos Crossfit 2015:

 

SERVIÇO

Batarra CrossFit
Rua Possidônio Bem, n. 380
Lagoa Seca, Juazeiro do Norte, CE
Tel: (88) 99921-3515


Foto de destaque: Reprodução

Sugestões de Leitura