Cariri Sustentável

Projetos intensificam a criação de hortas comunitárias e farmácias vivas

Por Redação Cariri • 15 de outubro de 2018

 

Iniciativas agroecológicas desenvolvidas nos Município de Crato e Juazeiro do Norte tem promovido o plantio de hortas comunitárias e farmácias vivas em equipamentos públicos. Um projeto de cunho educativo, que visa produzir alimentos saudáveis e a educação ambiental nas escolas.

 

Iniciado em novembro de 2017, o Projeto Saúde na Mesa, da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, já instalou 16 hortas comunitárias e três agroflorestas, informa a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Município, Daynne Alcântara.

 

“O projeto tem implantado hortas comunitárias e plantas medicinais em equipamentos públicos, como o Restaurante Popular, Cozinhas Comunitárias, PSF, Cras, Escolas e Creches. Buscamos com esta iniciativa promover o acesso à alimentação saudável para pessoas em vulnerabilidade social”, explica a Engenheira Agrônoma, sobre o trabalho com técnica agroflorestal, que combate insetos, pragas e doenças utilizando somente defensivos naturais.

 

Em Crato, o projeto de Hortas Comunitárias e Farmácias Vivas tem promovido a interdisciplinaridade de alunos da rede pública, através do trabalho prático nas hortas fortalecendo o contato com o meio ambiente, além de melhorar a qualidade alimentação escolar, inserindo novos hábitos alimentares para os estudantes. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos de Crato, Zilcélio Alves, este é um projeto educativo onde é trabalhado com docentes, direção escolar e os alunos, ensinado como cuidar das hortas sem a utilização de agrotóxicos.

 

 

Redação Cariri