Consumo e Estilo, Reportagens 1

Projeto promove feira de adoção de animais

Estudante barbalhense cria abrigo para cuidar de animais abandonados

Heylle Castro tem 18 anos, faz curso técnico em Administração, se prepara para entrar em uma faculdade de Medicina Veterinária assim que surgir a primeira oportunidade e há 2 anos está à frente do Projeto Acolhe e dos 8 voluntários que se dividem para cuidar dos 12 cães adultos e sete filhotes que moram no abrigo que eles sustentam como podem. Mesmo com um local para o Acolhe, Heylle prefere não divulgar o endereço do abrigo, para não correr o risco de aparecerem bichinhos abandonados na porta, já que faltam as condições para manter os que já estão lá. Por isso que o projeto divulga em sua fanpage os dados de uma conta bancária que serve para receber apoio financeiro e os números de telefone para os interessados em ajudar com todo tipo de materiais que uma casa com quase 20 cachorros precisa: materiais de limpeza, vasilhas, coleiras e, claro, ração.

No dia 15 de janeiro, Heylle e seus amigos promoveram a primeira feira de adoções do projeto na Praça do Giradouro. Dos 38 animais levados, nenhum voltou para o abrigo. Todos ganharam uma nova família e uma nova casa. “A gente encontrou um gatinho lá na hora e colocou na feira. E ele foi adotado também. Foi incrível”, Heylle ri surpresa, “tinha muita gente, nunca vi um evento de adoção de animais tão lotado”. Outra surpresa da noite foi ver dois cães idosos cativarem novos donos, já que a preferência é sempre por filhotes e os mais velhos e debilitados acabam sendo deixados de lado. Dos 12 cachorros grandes que Heylle cuida, nem todos vão participar da feira, por precisarem de cuidados. Um deles foi atropelado, outro sofreu maus tratos e há um abandonado com doenças graves.

Na próxima sexta-feira (26), Heylle e os voluntários do Projeto Acolhe voltam à Praça do Giradouro com 40 cães e 20 gatos, que serão levados por outros protetores que resgatam os animais por conta própria e pela Associação Protetora dos Animais Carentes (Apac-Cariri). A expectativa é que o evento atinja o sucesso da edição passada.

Feira de adoção de cães e gatos

Sexta-feira (26)
Praça do Giradouro – Juazeiro do Norte
18h – 21h
Documentação: CPF, RG e comprovante de residência

Colabore

O Projeto Acolhe precisa sempre de rações para cães e gatos, medicamentos e materiais de limpeza

Sugestões de Leitura