Arte e Cultura

Projeto Alpendre Literário reúne alunos para um diálogo sobre fatos históricos do Crato

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Biblioteca Pública, realizou mais um momento do projeto Alpendre Literário. O encontro recebeu alunos da Escola José Alves de Figueiredo, onde lotaram o alpendre da SECULT, e contou com a palestra do advogado e historiador, Heitor Feitosa, que abordou o tema: conflitos políticos Saiba mais

Por Alana Maria • 20 de março de 2018

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Biblioteca Pública, realizou mais um momento do projeto Alpendre Literário. O encontro recebeu alunos da Escola José Alves de Figueiredo, onde lotaram o alpendre da SECULT, e contou com a palestra do advogado e historiador, Heitor Feitosa, que abordou o tema: conflitos políticos no Cariri na primeira metade do século XIX.

Heitor Feitosa destacou que esse tipo de experiência vem despertar o resgate da cultura local, da memória e tradição. Segundo ele, o atual momento de globalização gerou um grande dilema de homogeneização do conhecimento, por isso a importância do conhecimento da própria raiz. “Estamos plantando uma semente nessa juventude, que tem uma longa jornada, que muitas vezes são carentes de conhecimentos históricos que marcaram nossa região, a exemplo do conflito do senador Alencar e Pinto Madeira”, frisou.

Segundo o gestor da Cultura do nosso município, Wilton Dedê, o projeto acontece uma vez por mês, e é uma extensão do trabalho da biblioteca, que sai do ambiente dela para cumprir uma outra função, que é o de propiciar uma conversa direta com a comunidade, com o público e com os estudantes. “O alpendre é isso, é trazer fatos da Região, não só do Crato, para os estudantes da nossa cidade, sempre contando com a participação de historiadores e pesquisadores enriquecendo o diálogo”, comentou.

O secretário destacou que a biblioteca vem desenvolvendo outros projetos, entre eles, o projeto de Contação de Histórias, voltado para o público infantil, além dos cursos gratuitos de inglês, aberto ao público, e o curso básico de informática para a melhor idade.

O encontro contou também com a presença da Secretária Adjunta da Cultura, Cleia Feitosa e com o Coordenador da Biblioteca Pública, Cícero Silva.


Com informações de Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Crato.

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE