Cariri Sustentável 0

Um pelotão ambiental ao seu dispor: alunos do Colégio Militar integram programa voluntariamente

Programa voluntário do Colégio Militar capacitará alunos da rede pública em educação ambiental

Um programa extracurricular do Colégio da Polícia Militar do Ceará Cel. Hervano Macêdo Júnior, em Juazeiro do Norte, está formando 80 alunos do Ensino Fundamental (8º ano) e do Ensino Médio (3º ano) em um pelotão ambiental que deverá atuar voluntariamente em capacitações em unidades escolares do município e executar pequenos projetos de cunho sustentável na comunidade.

Pelo menos 80 voluntários serão diplomados no próximo dia 25 de agosto no programa Pelotão Ambiental pela conclusão bem-sucedida das capacitações em educação ambiental ministradas ainda durante as férias escolares. O programa, que é extracurricular e voluntário, reuniu mais de 250 candidatos para 40 vagas em duas turmas.

Idealizado pelo Sargento José Demontier Guedes, psicólogo do Colégio, o programa se dedica à formação educativa dos jovens alunos em práticas ecológicas e sustentáveis, aplicando noções de legislação ambiental, educação e fiscalização ambiental, técnicas de segurança em trilhas ecológicas e práticas comunitárias, como oficinas de horta ecológica, que contou com a colaboração de entidades e organizações ambientais da região, tais como Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Militar Ambiental e Tiro de Guerra (Exército).

 

Mentores e alguns membros do Pelotão Ambiental (Fotos: Alana Maria)

 

“A ideia base é que os alunos formados pelo Pelotão Ambiental sejam multiplicadores das noções de sustentabilidade e de práticas ecológicas”, explica o Sargento Demontier. Na primeira fase do programa, cada turma será divida em capacitações de educação ambiental em outras escolas de Juazeiro do Norte, disseminando o conhecimento que aprenderam, durante um mês (uma capacitação por semana). A expectativa é que em cada escola visitada, pelo menos 400 estudantes sejam diplomados pelo Pelotão.

Paralelamente às capacitações, os integrantes do Pelotão Ambiental já planejam as ações da segunda etapa do programa, onde executarão projetos ambientais comunitários. Projetos de implantação de hortas, distribuição de mudas, conscientização sobre maus tratos aos animais etc. são apenas alguns dos que os próprios estudantes criando, antecipa o Sargento Demontier.

Para o Tenente Roosevelt Franklin, articulador do Pelotão Ambiental, foi interessante ver a disposição dos alunos em participar do programa, tanto pela quantidade de candidatos, quanto pela total presença nas capacitações, que aconteceram durante as férias escolares. “A empolgação dos alunos fez com que o projeto já nascesse grandioso”, afirma o Tenente. “Semear as boas ideias desses jovens é de responsabilidade de todos”.

O programa Pelotão Ambiental é articulado pelo Tenente Roosevelt Franklin e supervisionado pela Comandante do Colégio Militar, Albanita Ferreira Lima.

Sugestões de Leitura