Empreendedorismo e Inovação, Notícias 0

Primeira conferência TEDx no interior do Nordeste acontece dia 26 no Horto, em Juazeiro

O Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, receberá no próximo dia 26 de agosto a primeira conferência TEDx realizada na região do Cariri. Intitulado TEDx Giradouro Park com o tema ROMPER, o evento reunirá sete speakers (palestrantes) num evento para 100 convidados. O credenciamento dos participantes acontecerá a partir das 16h e o evento tem seu início marcado para às 17h, a abertura do evento se dará com apresentação de orquestra e bandas culturais locais ao pôr do sol. Colaborativamente, a organização sem fins lucrativos TED distribui ao redor do mundo vídeos com talks (palestras) inspiradoras para cerca de 50 milhões de pessoas em mais de 173 países e tradução para 43 idiomas. A vertente TEDx foi criada para que os eventos padrão TED pudessem chegar ao mundo todo, sendo realizados localmente através de licença. Pelos palcos do TED e TEDx já passaram nomes como Bill Gates, Sebastião Salgado, Bono Vox, Gilberto Gil e Alemberg Quindins.

Esse é o primeiro evento TEDx realizado no interior do Ceará, tendo sido realizado no Nordeste apenas nas capitais Fortaleza, Recife e João Pessoa. Com a ideia de ultrapassar limites e ir além, o TEDx Giradouro Park, tema “Romper”, terá em suas talks pessoas que transformaram de alguma maneira suas respectivas realidades em prol de um mundo melhor e dará para elas até 18 minutos para compartilharem suas experiências com o restante do planeta.

Para o licenciado responsável pela realização do evento independente TEDx Giradouro Park, o empresário e secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Douglas Feitosa, “o desenvolvimento e a localização estratégica de Juazeiro do Norte já seriam fatores propícios para que sediássemos um evento de tamanha importância mundial, mas a culminância com o lema do TEDx que é a de “ideias que merecem ser compartilhadas” mostra ainda mais o interesse em poder contribuir para que a nossa população conheça experiências e ideias vivenciadas nos mais diversos segmentos por um povo tão singular que é o nordestino, e ainda disseminarmos todas estas histórias pelo mundo por meio da plataforma global do TED, servindo de inspiração para tantos outros que buscam fazer a diferença na sociedade.”

Os interessados em participar do evento poderão obter mais informações sobre as inscrições através do site oficial www.tedxgiradouropark.com.br.

PALESTRANTES CONFIRMADOS:

JAKELINE DUARTE
Cratense fundadora do maior projeto social da Enfermagem brasileira, escritora, pesquisadora e palestrante. Jakeline criou, em 2003, o Instituto Anjos da Enfermagem, que se faz presente em 15 estados, através de 22 hospitais parceiros e 23 faculdades conveniadas, e ajuda milhões de pacientes hospitalizados através de terapias lúdicas. Sob seu comando, centenas de voluntários de todas as regiões do Brasil adentram as alas hospitalares levando a ludoterapia com brincadeiras, teatro e música, arrancando sorrisos e humanizando a assistência médica.

RICARDO FONSECA
Vencedor do Prêmio Professor Destaque Brasil pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), o biólogo, químico e professor de ensino médio Ricardo Fonseca leva em seus quase 40 anos de docência uma vasta lista de premiações, homenagens e, principalmente, conquistas de seus alunos. Através do árduo incentivo a pesquisa científica em sala de aula, orienta estudantes a colocarem em prática seus conhecimentos na realização de projetos socioambientais locais, a exemplo de projetos de purificação da água, transformação de óleo de cozinha em biodiesel e redimensionamento de redes elétricas domésticas, apresentados e premiados em feiras científicas no mundo todo. Colômbia, Estados Unidos, Espanha e Emirados Árabes são apenas alguns já visitados.

ALDINEIDE DE OLIVEIRA
Filha de sertanejos, nascida e criada em assentamento rural no interior da Paraíba, Aldineide de Oliveira superou barreiras e tomou as rédeas do seu destino. De empregada doméstica à pesquisadora de conflitos territoriais no mestrado em Universidade pública, Aldineide reflete sobre técnicas e tecnologias sociais de convivência com o semiárido, exemplificando a partir de sua própria história como outro olhar para o sertão pode mudar as narrativas dos homens e das mulheres sertanejas.

RENATO DE CASTRO
Consultor, palestrante e moderador em congressos mundiais, o Renato de Castro é o que podemos chamar de viajante global. Sua lista de Países visitados ultrapassa 51, só em 2016 foram 34 palestras internacionais, em 25 Países. Fluente em mais de 5 idiomas e com mais de 20 anos de experiência profissional no desenvolvimento de estratégias de penetração de mercado e gerenciamento de projetos em diversos países, o Renato é o idealizador e membro do conselho consultivo do projeto City SmartUp, tema o qual irá abordar em sua talk.


Com informações de Assessoria de Impresa TEDx Giradouro Park

Foto de destaque: TEDx / Divulgação

Sugestões de Leitura