Políticas Públicas, Reportagens 0

Prefeitos eleitos nas cidades do Crajubar anunciam novas equipes

Arnon Bezerra, Argemiro Sampaio e José Ailton apresentam novas equipes

A gestão municipal mudou de mãos nas três cidades do Crajubar. Em Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB) foi eleito com 42,72% dos votos, substituindo Raimundo Macedo (PMDB). No Crato, Zé Ailton (PP) recebeu 58,78% dos votos e entrou no lugar de Ronaldo Sampaio (15). Em Barbalha, Argemiro Sampaio (PSDB), com 49,44% dos votos, assume o cargo que era de José Leite (PT). Apenas em Barbalha a disputa foi acirrada: a diferença entre os dois primeiros colocados foi de 178 votos. Em Juazeiro, 11.217; no Crato, 13.097.

Os ex-prefeitos das três cidades deixam o cargo com alta impopularidade, o que aumenta a expectativa da população em relação aos novos gestores. Nesta semana, Arnon Bezerra, Zé Ailton e Argemiro Sampaio iniciaram seus mandatos, com nova equipe de secretários. Listamos abaixo o que mudou nos três municípios:

 

JUAZEIRO DO NORTE

Secretaria de Educação: Maria Loureto Lima
Mestra em Ciências da Educação pela UTIC – Universidad Tecnologica Intercontinental; Professora Formadora da Universidade Patativa do Assaré-UPA e Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN; Assessora Municipal na área de Gestão Pública- Gestão Escolar e Gestão Social; atua na área de Planejamento – Avaliação, Inclusão e Educação de Jovens e Adultos. Graduada em Pedagogia- Faculdade de Filosofia do Crato, com   especialização em: Planejamento e Avaliação Educacional; Educação de Jovens e Adultos; Gestão Escolar; Gestão Pública; Educação Especial; Docência do Ensino Superior; Psicopedagogia Institucional; Educação Especial Inclusiva; Psicologia da Aprendizagem EAD. Cargos Ocupados: Delegada Regional de Educação – 5ª Região Administrativa, Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Secretaria de Administração – Missão Velha, Secretária de Assistência Social – Juazeiro do Norte, Professora Orientadora e Formadora do Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental da Universidade Regional do Cariri – URCA, consultora e pesquisadora, entre outras funções na área da Educação.

Secretaria de Meio Ambiente: Luiz Ivan Bezerra de Menezes
Ex-Secretário do Meio Ambiente e Serviço Público de Juazeiro do Norte-CE (1993-1994), foi Secretário de Agricultura de Juazeiro do Norte-CE (1995-1996), Secretário do Meio Ambiente, Agricultura e Serviço Público de Juazeiro do Norte-CE (2013-2014); Vice-Prefeito eleito de Juazeiro do Norte-CE (2013-2016), Prefeito em exercício de Juazeiro do Norte-CE (Atualidade). Tem 57 anos, e formação incompleta na área de Engenharia Mecânica, pela Universidade Fortaleza-UNIFOR

Secretaria de Esporte: Luciano dos Santos Bazílio
Desportista e comerciante de Juazeiro do Norte, esteve nos anos 2012/2015, como Diretor de futebol do Guarani Esporte Clube, onde também exerceu a função de presidente do Clube por dois mandatos. Atuou como jogador de futebol profissional no Vila Nova de Goiânia, Vitória da Bahia, Ferroviário Atlético clube de Fortaleza, Guarani de Juazeiro do Norte, e juniores, no Botafogo, no Rio de Janeiro.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Michel Oliveira Araújo
Possui Especialização em Economia Empresarial pela Universidade Regional do Cariri (2004), Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade Leão Sampaio (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (1999). Atualmente é presidente – CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, Vice-Presidente da FCDL-CE – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e Conselheiro Fiscal da CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, proprietário da World Micro Informática Ltda e da HM Empreendimentos, Comércio e Edificações Ltda.

Secretaria de Turismo e Romaria: José Bezerra Feitosa Junior
É Graduado em Administração Empresas pelo Centro Universitário Leão Sampaio – Unileão. Exerceu a função de Presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel Cariri, de 2010 a 2016. Atualmente é membro do Conselho Nacional da Abrasel e Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo – Condetur do Cariri. É também Concludente do MBA em Logística Empresarial, pela Faculdade de Juazeiro do Norte. Empresário do Setor de Alimentos há mais de 18 anos, tem conhecimento na área turismo regional.

Ouvidoria e Controladoria Geral do Município: Maria Eliza Fernandes de Lavor
Advogada, Formada pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Já ocupou dentre outras funções, Assessoria jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte; ocupou a Assessoria Jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Crato; Procuradora Adjunta do Município do Crato; Procuradora Adjunta do Município de Caririaçu; Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde do Município do Crato; Assessoria Juridica do município de Jardim; Assessoria Jurídica da Fundação Araripe.

Secretaria de Ação Social: Isabela Geromel Bezerra de Menezes
Empreendedora e empresária. Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB, articuladora e gestora de projetos no setor privado. Diretora Administrativa da Editora 309, que atualmente edita a Cariri Revista; Casa Cariri. Natural de Juazeiro do Norte-CE.

Procuradoria do Município: Bernardo de Oliveira Neto
Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Farias Brito, especialista em Direito Público pela Faculdade de Tecnologia de Palmas. Pós-graduado em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN. Mestrando Interdisciplinar em Humanidades pela Universidad San Lourenço-UNISAL. Professor universitário do curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, no Centro Universitário – UNILEÃO. Foi Procurador Geral dos Municípios de Juazeiro do Norte/CE e Milhã/CE. Procurador Autárquico do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte – CPSMJ. É natural de Fortaleza.

Chefia de Gabinete: José Nildo Rodrigues da Cunha Filho
É graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e advogado regularmente credenciado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Ceará, desde maio de 1998. Como operador do Direito atuou na gestão pública no assessoramento jurídico e administrativo da Prefeitura de Mauriti, Prefeitura de Missão Velha, Prefeitura de Milagres, Prefeitura de Jardim e Prefeitura de Juazeiro do Norte, onde exerceu o cargo de Sub-Procurador. Recentemente, ocupou a função de Advogado dos internos carentes que cumprem pena na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri – PIRC. Natural de Juazeiro do Norte

Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte: Sidney Kal-Rais Pereira de Alencar
Superintende de Meio Ambiente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte – Amaju. Servidor efetivo do município como Fiscal de Meio Ambiente desde 2011; Engenheiro Ambiental pelo IFCE – Juazeiro do Norte. Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FJN. Mestrando em Engenharia Ambiental na UFRPE (em andamento). Atualmente como Diretor de Licenciamento Ambiental na referida Autarquia de Meio Ambiente.

Secretário de Segurança: Luís José Tenório Britto
Delegado de Polícia Civil desde 2.000, estando à frente das delegacias de Jaguaribe, Tauá, Juazeiro do Norte por 3 vezes, Brejo Santo, é atualmente Regional de Crato Professor titular de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte, com Mestrando em DIREITO pela PUC MINAS MINTER FAP

Secretária de Saúde: Maria Nizete Tavares
Enfermeira, Graduada pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE, Enfermeira Concursada pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Regional – URCA. Especialista em Saúde da Família; Especialista em Auditoria; Especialista em Docência do Ensino Superior; Especialista em Processos Educacionais em Saúde; Mestre em Ciências da Educação; Doutoranda em Ciência da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC – Santo André – São Paulo. Foi Coordenadora do programa Agentes Comunitárias de Saúde – PACS, de Juazeiro do Norte; Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – Juazeiro do Norte; Enfermeira da UTI do Hospital Santo Inácio; Enfermeira do Hospital e Maternidade São Lucas; Coordenadora da Imunização – Juazeiro do Norte; Coordenadora do Cerest – Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – JN; Assessora Técnica da Secretaria de Saúde; Secretária Municipal de Saúde do Crato; Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte.

Secretário de Agricultura: Romão Nunes de França
Graduação Licenciatura em Ciências, com Habilitação em Biologia, pela Universidade Regional do Cariri – URCA-Crato. Técnico em Agropecuária – Escola Agrotécnica Federal do Crato – CE. Graduando em Administração de Empresas pela ANHANGUERA. Foi Coordenador do instituto AGROPOLOS no Cariri; Subprefeito da Regional 4 em Juazeiro do Norte; Produtor e Apresentador do programa Comunidade em Ação na rádio Progresso FM; Presidente, por dois mandatos, da Federação das Associações e Entidades Comunitárias de Juazeiro do Norte/CE; Vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social-CE. Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Salgueiro-PE; Professor de Ciências na Escola Estadual Carlos Pena Filho em Salgueiro/PE.

 

CRATO

Gabinete do Prefeito: Paulo de Tarso Cardoso Varela
É advogado formado pela FACISA em Campina Grande (2010). Advogado militante nas áreas cívil, previdenciária e criminal desde 2010. Em 2012, concorreu e foi eleito ao cargo de Vereador no município do Crato, onde atuou como líder do Governo na Câmara.

Procuradoria Geral do Município: Ernani Brigido Silva Neto
Nascido na cidade de Crato aos 03/09/1967, formado em Direto pela URCA em 1995, advogado militante desde 1995, pós-graduado em Direito Ambiental pela FIPI, funcionário público estadual (URCA), tendo exercido junto ao Município do Crato, as seguintes funções: Procurador Adjunto Judicial (1998 – 2000), Procurador Geral (2005 – 2012). Atualmente é assessor jurídico do Município de Penaforte (2009-2016).

Secretaria de Finanças e Planejamento: Carlos Eduardo dos Santos Marino
Auditor Fiscal Adjunto da SEFAZ-CE, onde exerceu diversas funções técnicas e gerenciais desde seu ingresso na instituição em 1990. Economista formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2000). Mestre e Doutor em Economia formado pelo CAEN da UFC (2013). Professor Universitário. Pesquisador das áreas de desenvolvimento econômico, pobreza, desigualdade e finanças públicas junto ao Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC) e Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice). Diretor de Organização do Sindicato dos Fazendários – SINTAF-CE (2003 – 2006). Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Zé Ailton Brasil (2015 – 2016).

Secretaria de Administração: Luiz Carlos Duarte Sobreira
Formado em Direito pela Universidade Regional do Cariri – Urca (1997). Pós-graduado em Direito Empresarial (2003). Procurador-Arrecadador do ECAD (1999-2001). Procurador Geral do Município de Salitre (2001-2002). Assessor Especial do Gabinete da Prefeitura do Crato (2002-2004). Vereador do Município do Crato (2012-2016). Presidente da Câmara Municipal do Crato (2012-2014).

Secretaria de Controladoria e Ouvidoria: Otoni Lima Bezerra
Nasceu no Crato, é Bacharel em Direito pela Universidade Regional do Cariri (Urca), com especialização em Direito Administrativo pela LFG. Atuou como servidor efetivo do Tribunal de Justiça do Ceará de 1996 a 2000. Foi Chefe do Cartório Eleitoral do Crato entre 2000 e 2005. Desde 2005 é servidor de carreira da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, onde já ocupou cargos de assessoramento especial junto aos titulares da Pasta, tendo exercido, ainda, no ano de 2010, o cargo de Coordenador Jurídico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Secretaria de Educação: Antonia Otonite de Oliveira Cortez
Mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000). Professora do Departamento de História da Urca, Universidade na qual ocupou os seguintes cargos diretivos: Coordenadora do Curso de História, Chefe do Departamento de História, Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente, Membro da Comissão de Elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento dos professores das universidades estaduais, Vice-Reitora eleita (2007 – 2011) e Reitora Eleita (2011 – 2015). Associada Honorária da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil. Professora da Educação Básica (1975 – 2007), carreira na qual exerceu a função de Diretora Geral do CEJA no Crato. Viúva de José Estácio Pereira Cortez. Mãe de Rebecca, Larissa e Mabel.

Secretaria de Saúde: André Barreto Esmeraldo
Nasceu em Crato. Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Vereador no Crato de 2001 a 2008, Secretário de Meio Ambiente do Estado de 2007 a 2008, e Vice-Prefeito eleito para o próximo quadriênio. Casado com Michelle e pai de João Paulo, Pedro Lucas e Maria Júlia.

Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social: Maria Águeda Brito Leite Duarte
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Pós-Graduada em Telemática na Educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Professora Estadual e Municipal da Educação Básica, carreira na qual exerceu diversas cargos de gestão, entre eles: Coordenadora do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18), Gerente do Núcleo de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Educação, Orientadora da Célula de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Crede 18 e Coordenadora Municipal do Núcleo de Avaliação.

Secretaria de Controle Urbano, Meio-Ambiente e Serviços Públicos: Francisco de Brito Lima Júnior
Nascido em Bodocó-PE aos 20/01/1984, passando a residir no Crato desde o ano de seu nascimento. Advogado militante há 03 anos e servidor público de carreira do Município do Crato desde 2003, formado pela URCA. Pós-graduando em Direito Ambiental. Foi servidor do Tribunal de Justiça do Ceará na assessoria de Magistrado em Comarcas do interior do Estado. Professor da rede privada de ensino no Município do Crato por oito anos, e também foi servidor de carreira do Banco do Brasil.

Secretaria de Infraestrutura: Luiz Wellington Bradão
É Engenheiro Civil formado em 1986. Desde sua formação, trabalhou como engenheiro de obras e como avaliador. Foi Secretário de Obras do Crato em 1987. Inspetor Regional do CREA entre 1990 e 1998. Exerceu a função de Engenheiro Avaliador da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste do Brasil. Engenheiro credenciado pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Perito Judicial dos municípios do Crato e Farias Brito.

Secretaria de Cultura: José Wilton Soares e Silva
Nascido em Crato, graduado em Geografia e Letras pela Universidade Regional do Cariri (Urca) e Pós-Graduado  em Arte e Educação (Urca). Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Assessor de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará. Músico da Solibel. Autor de diversas obras literárias. Participou de grupos de teatro na Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC). Cineasta, com curso de cinema na Casa Amarela Euzélio Oliveira e na Instituição Vila das Artes, em Fortaleza. Produziu o documentário “O Padre Azul” sobre Padre Ágio Moreira. Ocupa uma cadeira no ICC – Instituto Cultural do Cariri cujo patrono é o poeta e escritor cratense José Carvalho.

Secretaria de Esportes: Wilemar Pereira Xavier Lima
Nasceu no Crato em 26 de abril de 1980. Formado em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Professor de Educação Física. Diretor do Crato Esporte Clube e Comentarista Esportivo da Rádio Progresso FM de Juazeiro do Norte. Jogador de futebol profissional, atuando como meia-direita, em diversos clubes da Região Nordeste.

Secretaria de Agricultura e Pecuária: Zilcélio Alves Ferreira
Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato (STTR) entre 1993 e 1999. Na mesma entidade ocupou os cargos de Secretário Geral (2001 – 2005) e Secretário de Administração (2010 – 2016). Na Secretária de Agricultura do Município do Crato, no período entre 2005 e 2010, exerceu as funções de Gerente de Núcleo e Secretário Adjunto. Além dessas experiências gerenciais, tem participação ativa em diversos conselhos e entidades da sociedade civil.

 

BARBALHA

Secretaria de Governo e Gestão Estratégica: Cícero Santos

Chefe de Gabinete: Moisés Feitosa

Procuradoria: Rodrigo Menezes

Controladoria Geral do Município e Transparência: Ciro Rocha

Secretaria de Administração: Antônio Marcondes Luna Alencar

Secretaria de Assistência Social: Ernandes Garcia

Secretaria de Saúde: Poliana Callou

Secretaria de Educação: Valdênia Cruz

Secretaria de Finanças e Fazenda: Tadeu Macedo

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Everardo Sampaio

Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Epitácio Cruz Neto

Secretaria de Infraestrutura e Obras: Roberto Wagner

Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude: Romulo Araújo

Secretaria de Desenvolvimento Agrário: Bosco Vidal

Administração do Balneário do Caldas: Guilherme Gregório

 

Dados fornecidos pela assessoria de cada município

Sugestões de Leitura