Casa Ninho (1)
Arte e Cultura, Reportagens 0

Pássaros novos no Ninho

A partir da próxima sexta-feira (10), a Casa Ninho passa a sediar, além do Grupo Ninho de Teatro, também o Coletivo Atuantes em Cena. A união dos dois grupos será comemorada com apresentações de seus repertórios.

Desde 2011, a Casa Ninho abre as suas portas na Rua Ratisbona, no centro do Crato, ali perto da RFFSA. Em seis anos de existência e resistência, muitos coletivos e grupos passaram pela Casa, apresentando seus espetáculos, realizando oficinas e trocando experiências em residências artísticas. O Grupo Ninho de Teatro nunca saiu dali e é quem vem lutando para manter aberta a Casa, que é basicamente o único espaço, onde os artistas locais podem montar e apresentar seu trabalho.

“A Casa tem sido apoio para mais grupos realizarem ensaios e apresentações”, explica Edceu Barbosa, ator, “Por isso sempre nos preocupamos em desburocratizar a ocupação da Casa, tornando-a um lugar colaborativo. Tudo é pensado para o artista ter acesso ao espaço, que é o que falta na região”. A partir deste mês, a Casa Ninho será cuidada também pelo Coletivo Atuantes em Cena.

Em comemoração ao “casamento”, os dois grupos apresentam espetáculos de seus repertórios, na sexta-feira e no sábado. A expectativa é que, juntando forças, o Ninho e o Atuantes trabalhem em conjunto para manter aberta a Casa, que é importante não apenas para os grupos de teatro do Cariri, como também para o público.

Casa Ninho (2)

Ninho de Atuantes

“Ano de 2011. Interior do Ceará. De uma luta diária de trabalho surgiu o nosso grito: Abre-te Ninho! E abriram-se portas (e janelas): Uma casa de teatro. A Casa Ninho. Por cinco anos e meio aninhou a nós, artistas. Aninhou artistas daqui desse lado de cá e aninhou artista dalí, dacolá do lado de lá, e de muito lá… Resistimos! À goteiras, à poeira, à precariedade… Com alternatividade! Segredo? Portas sempre abertas…  Até então. Ano de 2017. A “situação” do país vem fechando as portas! E agora, atuantes? Atuantes, avante! Atuantes nós e eles! Surge o Ninho de atuantes. Num encontro poético as portas se abrem para aninhar dois grupos de teatro: o Coletivo Atuantes em Cena e o Ninho de Teatro.

Março! Mês do teatro! É momento de também ré-aninhar o público para assistir os espetáculos: O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade (Coletivo Atuantes em Cena) e Poeira (Ninho de Teatro). Junto a vocês daremos o primeiro pontapé do ano nessas portas e vamos escancará-las! Vamos profanar e sacralizar, levantar poeira e brindar a convicção de que nós também fazemos a “situação” do país, para nunca esquecer de que aqui, alí e acolá estaremos sempre em movimento e que aqui, alí e acolá portas se abrirão. Sempre! Evoé!”

Casa Ninho (3)

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (10) – 19h

O Sagrado e o Profano, as Vozes de uma Cidade – Coletivo Atuantes em Cena

Sábado (11) – 19h

Poeira – Ninho de Teatro

Casa Ninho (4)

*Após o espetáculo, a Casa Ninho comemora sua nova identidade junto com o público

Entrada: PQP (Pague Quanto Puder)

Casa Ninho – Rua Ratisbona, 266, Centro, Crato-CE

Sugestões de Leitura