Notícias 0

Parque Estadual Sítio Fundão realiza 2ª edição da Expedição Cientifica dia 19

O Parque Estadual Sítio Fundão realiza sua II Expedição Científica nesta quinta-feira, 19, com o objetivo de identificar as áreas de ocorrência do caranguejo Kingsleya attenboroughi na Unidade de Conservação. Coordenado pela professora Lucineide dos Santos Lima, mestranda em Bioprospecção Molecular na linha de pesquisa em Biodiversidade, a expedição científica é uma parceria entre a Universidade Regional do Cariri e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

Dessa vez a expedição acontecerá à noite, das 19:00 às 22:00 horas no Pares Sítio Fundão. É recomendado que os participantes estejam devidamente equipados, portando lanterna e com vestimenta adequada, como bota, calça, perneira, etc.

Sobre o caranguejo

A espécie de caranguejo, de nome científico kingsleya attenboroughi, foi descoberta no território do Geopark Araripe, no Ceará. Ela foi achada pelos pesquisadores Alysson Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e Willian Santana, da Universidade do Sagrado Coração (USC), de Bauru (SP).

Trata-se de uma espécie de caranguejo de água doce. Segundo os pesquisadores, ele já foi descoberto em condição de ameaça de extinção. O caranguejo existe em pouquíssimos lugares, com um número reduzido de espécimes e recebeu esse nome em homenagem ao grande naturalista inglês Sir. David Attenborough, que completa 92 anos em 2018, considerado o padrinho do Soldadinho- do- Araripe.

Sugestões de Leitura