Políticas Públicas

Parceria para requalificar do Plano Diretor de Juazeiro do Norte é firmada

A expectativa é que a parceria entre pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Juazeiro do Norte some conhecimento, expertise e soluções para a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do município em questão. Na terça-feira, 27 de março, a secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, se reuniu com o Reitor Saiba mais

Por Alana Maria • 3 de abril de 2018

A expectativa é que a parceria entre pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Juazeiro do Norte some conhecimento, expertise e soluções para a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) do município em questão.

Na terça-feira, 27 de março, a secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes, se reuniu com o Reitor da Urca, professor José Patrício Melo, firmando a parceria entre as instituições.

O primeiro passo para a revisão do PDDU é a organização de uma comissão formada por arquitetos, engenheiros e assessores jurídicos. Serão eles os responsáveis pela reformulação do Plano Diretor.

 

Obra de drenagem e recuperação de rua em andamento.

 

ALAGAMENTOS E OBRAS

Frequentes alagamentos no início deste ano deixaram nítidas as fragilidades de alguns setores infraestruturais de Juazeiro do Norte e obras de drenagem foram autorizadas para evitar que novos alagamentos aconteçam.

A primeira área a receber a intervenção é a rua Venceslau Pereira, no bairro São José, próximo ao Maxxi Atacado, onde uma cratera se abriu. Ali, uma antiga rua foi destruída em função de anos de chuvas e erosão e deverá receber drenagem com galerias de concreto nas dimensões de 2,5 por 2,0 metros, aterro, calçamento e asfaltamento. A obra deve durar de 6 a 8 meses.

A rua Padre Manoel Germano, no bairro Lagoa Seca, também receberá drenagem. “Esta obra é mais complexa pois a bacia hídrica daquele bairro, naquela região, é maior e vem de várias ruas acima. Então será feita a topografia de áreas em volta para que o projeto possa interferir de maneira eficaz e assim o problema possa ser resolvido”, destacou a Secretária de Infraestrutura, Gizele Menezes.

As obras fazem parte de um contrato geral de drenagem que irá contemplar diversas áreas da cidade. A Seinfra está pontuando os locais mais críticos para serem atendidos, conforme a ordem de prioridades e recursos disponíveis, por serem obras consideradas mais complexas e que requerem um aporte maior de recursos.

 

 


Com informações de Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro do Norte

Fotos dentro da matéria: Samuel Macedo

Foto de destaque: Alana Maria

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE