Arte e Cultura 0

Padre Ágio Moreira, fundador da Solibel, comemora 100 anos

A comemoração foi marcada pela entrega da Medalha da Abolição, a mais alta comenda do Estado, ao Padre pelos serviços prestados.

Grande homenageado no VI Festival de Música Cordas Ágio, o fundador da Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), no Crato, Monsenhor Ágio Augusto Moreira comemorou 100 anos de vida na noite desta segunda-feira, 5, na Vila da Música. Autoridades, sacerdotes, músicos, alunos e comunidade em geral prestigiaram o aniversário do Padre, que aproveitou a data para lançar o livro de cunho próprio “Padre Cícero Romão Batista- O Maior Líder Espiritual do Nordeste Brasileiro”.

O local onde Padre Ágio Moreira comemorou seu centenário não poderia ser de escolha mais acertada. A Vila da Música, primeiro equipamento estatal de cultura no interior, inaugurado em março de 2017, representa a concretização e continuidade do trabalho iniciado pelo Padre com a Solibel, 45 anos atrás.

Com salas de aula, auditório, laboratórios, salas de estudo, biblioteca e quadra poliesportiva, a Vila da Música visa expandir a obra da Solibel com 596 alunos atendidos na escola de arte e música, divididos em seus mais de 70 cursos.

O Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, o Secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, a Coordenadora do Escritório Regional da Secretário de Cultura no Cariri, Dane de Jade, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vereador de Fortaleza, Guilherme Sampaio, e demais autoridades participaram da celebração.

 

Bispo Dom Gilberto Pastana celebrou missa em homenagem ao Monsenhor Ágio (Fotos: Ascom Prefeitura do Crato)

 

(Fotos: Ascom Prefeitura do Crato)


Foto de destaque: Rafael Vilarouca.

Sugestões de Leitura