Cariri Sustentável, Colunas 3

O lixo bom

Nem todo resíduo precisa ir parar em aterros e lixões. Saiba como dar o destino certo ao lixo em sua casa

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2014, 78 milhões de toneladas de lixo urbano foram jogados fora durante aquele ano, representando um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior, ainda que a população só tenha crescido 0,9% nesse período – isto é, estamos consumindo e despejando cada vez mais, sem uma desculpa plausível. Cada um de nós teria produzido 387kg de lixo em um ano, ainda de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe). Daqueles 78 milhões de toneladas, apenas 71 mi foram devidamente coletados. Ou seja, cada um de nós jogou fora 30kg de resíduos sólidos que vieram a contaminar lençóis freáticos e poluir o ar.

No Ceará foram coletados 7.888 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) a cada dia durante 2014, algo entre 0,85kg por pessoa. 44% do nosso lixo vai parar em aterros sanitários, 31% vão para aterros controlados e os outros 25% entopem os lixões espalhados pelo Estado. Imagine poder diminuir o excesso de resíduos nesses locais e evitar que aqueles 30kg de lixo que você jogou fora inadequadamente voltem a prejudicar o meio ambiente. Não precisa só imaginar… Dá para pôr em prática.

O Engenho do Lixo recolhe e recicla vários itens que você pode coletar em casa:

VIDRO

IMG_1939

Embalagens de bebidas, cosméticos, medicamentos e alimentos podem ser reciclados inúmeras vezes, reduzindo a quantidade de energia produzida e de CO2 emitido. Já os tubos de TV e lâmpadas incandescentes, por exemplo, não têm reuso e são altamente prejudiciais ao meio ambiente. Ainda assim, não jogue em qualquer lugar. Os integrantes da associação têm um espaço só para guardar esses itens, que aguardam seu destino correto.

PLÁSTICO

IMG_1942

As garrafas plásticas, responsáveis por 1/3 do lixo doméstico, lotam os lixões e aterros, causando grandes danos ambientais – seu material leva mais de 400 anos para se decompor. Acredita-se que 80% das embalagens sejam descartadas em sua primeira utilização. Acontece que todas as garrafas que nós jogamos fora podem se tornar matéria-prima para outros objetos ou ainda material petroquímico básico e energia. No Engenho do Lixo, todo o plástico é separado entre transparentes e mistos, pesados e leves, para diferentes destinos.

MÓVEIS E METAIS

IMG_1950

Os entulhos que lotam os terrenos baldios e esquinas do Juazeiro devem alertar tanto pelos danos ambientais quanto pela degradação da paisagem. Agora que o país enfrenta uma verdadeira guerra contra o mosquito da dengue e as infecções que ele causa, é preciso redobrar a atenção aos imensos lixos que a cidade mantém a céu aberto. Vários tipos de metais são redestinados através do Engenho, que recolhe o ferro que ainda pode servir de matéria-prima.

ÓLEO DE COZINHA

IMG_1944

Um dos grandes vilões da natureza, o óleo de cozinha se torna um risco quando jogado no esgoto. Além de prejuízos econômicos, por danificar as tubulações e canos, ele também pode infiltrar no solo e poluir as águas. Junte em garrafas PET o óleo que sobra em sua frigideira e deixe guardado para o Engenho do Lixo recolher em sua casa. Depois de muito trabalho, a cooperativa conseguiu adquirir um processador que separa os resíduos do óleo, deixando ele pronto para reuso.

LIXO ELETRÔNICO

IMG_1951

O descarte de lixo eletrônico é complexo. É preciso separar todas as suas partes e destina-las a diferentes empresas, que vão descarta-las apropriadamente. O Engenho guarda uma grande quantidade de baterias, pilhas e aparelhos que esperam o destino certo.

PAPÉIS

IMG_1940

Todo tipo de papel é bem vindo no terreno do Engenho do Lixo: papel branco, ondulado, revistas e jornais podem poupar até 20 árvores por cada tonelada reciclada.

CONTATO
  1. Separe o lixo de sua casa por tipo
  2. Junte uma boa quantidade (que tal espalhar essa ideia em sua rua ou condomínio? É só incentivar todo mundo a coletar devidamente o lixo que acumula em casa para dar o destino certo a ele)
  3. Chame o pessoal do Engenho do Lixo:

(88) 98828 2134 – José Leite

(88) 98877 3215 – Jerônimo da Silva

 

AINDA SERVE? ENTÃO DOE!

Instituto de Apoio à Criança com Câncer recebe vários tipos de doações. Antes de jogar fora brinquedos, móveis e eletrodomésticos, veja o que pode servir à casa e às famílias que passam por ela.

Dany Santos faz um lindo trabalho levando doações a famílias carentes. O projeto pessoal dela ajuda mães e recém-nascidos recolhendo roupas e alimentos para os bebês. Para ter mais informações e saber como contribuir: (88) 99696-3446 / 98817-9669 / 99470-7434

O Projeto Acolhe cuida de dezenas de animais abandonados e precisando de tratamento veterinário. Você pode ajudar doando ração e remédios aos cães e também outros objetos para o bazar que os voluntários promovem.

Sugestões de Leitura