Bastidores, Colunas, Digital 2

Bem-vindo à nova Cariri Revista

Uma trajetória de testes, estudos, experiências e transpiração

Na metade de 2015, por volta de Junho fomos procurados pela equipe da Editora 309. Já éramos consumidores do conteúdo da editora, com a Cariri Revista e Casa Cariri Revista. Os diretores gostariam de atualizar o site. No início nos pareceu um projeto muito interessante: repaginar a Cariri Revista na web. O que nossa equipe não sabia é que acabávamos de iniciar um processo de vivência de novas experiências e formatos para a web.

Tivemos N reuniões e N discussões. Este que acessa é a terceira versão do projeto que foi trabalhado em silêncio e no background da mídia. Terceira.

A Cariri Revista entrega um conteúdo muito íntimo e específico, logo o desafio era construir um ambiente na internet que fosse uma extensão da revista impressa. Visitamos centenas de links e então optamos por abrir mão do formato padrão de publicação, aquele que se vê em grandes portais de notícias/revistas.

O site agora passa por um período mais intimista com o leitor. A pegada visual agora é mais minimalista, com foco na entrega de conteúdo, sem arrodeios.

O que tem de novo?

Agora a homepage tem quatro grandes seções: a capa, com os destaques selecionados pelo editor. A área de reportagens, com suas chamadas internas. A seção de colunas, com um misto cronológico do conteúdo escrito pelos colunistas. E por último e nem de longe menos importante: a Revista, com matérias que estão também na versão impressa da Cariri Revista.

O site foi projetado com design responsivo, que à grosso modo é um site que se adapta ao dispositivo que o está acessando, seja tablet ou smartphone. Usamos abundantemente recursos do HMTL 5 e WordPress em sua última versão para facilitar a integração do time de editorial com os colunistas.

Outro aspecto interessante é a nova tipografia. Agora usamos nas páginas internas famílias tipográficas serifadas, com coleções de caracteres mais confortáveis de ler (mesmo quando o texto é grande). Ao longo da história fomos habituados a elas.

Em cada postagem tem sempre uma caixa de comentários do Disqus, então é mais fácil você gerenciar todos seus comentários em sites e integrá-los em suas redes sociais.

Ainda estamos construindo novas outras áreas, mas acredito que isso irá acontecer constantemente. O time da Editora 309 juntamente com o time da ALLER estão trabalhando juntos em novos projetos e novas funcionalidades, então esperem coisas legais por aí.

Essa é a nova Cariri Revista Online.

Boa leitura.

 

Sugestões de Leitura

  • Nádia Keilly

    Excelente profissional

  • Aluísio Júnior

    Parabéns meu amigo, sucesso sempre