Arte e Cultura, Mostra Sesc 0

Mostra Sesc | Programação infantil

Espetáculos percorrerão toda a região do Cariri

A programação infantil da Mostra Sesc Cariri de Culturas este ano não deixou a desejar! Pegue um papel e uma caneta e monte seu roteiro. Confira os locais exatos na programação oficial do evento.

O QUE É, O QUE É? – FRUTAS

O livro em Cordel foi escrito por Mariane Bigio e tem ilustrações de Eduardo Azevedo. O livro traz a autenticidade da Literatura de Cordel, explorando a métrica e a rima inerentes ao gênero, misturada às brincadeiras de adivinhações e desenhos para colorir. É um livro para a criançada aprender e se divertir!

Dia 11: Praça da Sé (Crato), 18h

 

POR QUE NEM TODOS OS DIAS SÃO DIAS DE SOL?

Através de múltiplas linguagens, o espetáculo é uma reflexão poética entre o ser criança e virar adulto. Os personagens são: o menino que tem medo de uma velha, a menina que gosta de pássaros, um homem que conversa com objetos em seu escritório e uma menina que engole uma semente de laranja.

Dia 11: Teatro Violeta Arraes (Nova Olinda), 10h

Dia 12: CCBNB (Juazeiro), 16h

 

O CIRCO FUBANGUINHO

TRUPE LONA PRETA

 

Um espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo.

Dia 11: Barbalha, 16h

Dia 12: Cariri Garden Shopping, 18h

Dia 13: RFFSA, 17h

 

IMAGINÁRIO CRIADOR

TRUPE MOTIM DE TEATRO

A gente espera que história seja que nem bicho: com cabeça, corpo e rabo. Mas conheço uma porção de bichos que não tem rabo. Como as baratas. E de barata eu entendo, porque brinquei por muito tempo com elas e até criei uma. E assim como ela, fiz nos ferros velhos os cemitérios do tempo virarem ouro.

Dia 11: Praça da Estação (Juazeiro), 17h

Dia 12: RFFSA, 17h

Dia 13: Barbalha, 16

 

ESTARDALHAÇO

TRAÇO CIA. DE TEATRO

A verdadeira história de amor de Leonardo DiCaprio e de sua Julieta, sua vidas e mortes, amores e guerras. Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare, é reinventada! O espetáculo mistura as histórias, o resultado exige desembaraço, mas os palhaços aprontam um verdadeiro estardalhaço!

Dia 11: Praça Padre Cícero, 17h

Dia 12: Granjeiro, 17h

Dia 14: Antonina do Norte, 17h

 

O FELIZARDO

ASSOCIAÇÃO CULTURAL OVORINI CARPINTARIA CÊNICA

Inspirado em um conto dos irmãos Grimm, confira esta comédia leve e gostosa que retrata as aventuras de João, um jovem cuja felicidade maior é o desapego. Após sete anos de trabalhos longe de casa, ele tem o desejo de reencontrar sua mãe.

Dia 11: Aurora, 17h30

Dia 12: Mauriti, 17h30

Dia 13: Jardim, 15h

Dia 14: Araripe, 17h30

 

CIRCO DO K’OS – OS CLÁSSICOS DA PALHAÇARIA

K’OS COLETIVO

Confira reprises clássicas com três palhaços que só se metem em enrascada. Pinguelão, Pipiu e Tramela aprontam uma atrás da outra. As cenas se desenrolam com muito riso e números tradicionais do palhaço brasileiro.

Dia 11: Milagres, 17h

Dia 12: Penaforte, 17h30

Dia 13: Barro, 17h

 

DANDYS ACROBÁTICO

CIA. THEASTAI

Um garçom e um maître, ambos muito atrapalhados, precisam montar uma mesa para um banquete que aparentemente será servido para o público.

Dia 11: Assaré, 17h

Dia 13: Tarrafas, 17h

 

MUITO PALHAÇO PRA POUCO CIRCO

CIA. RÚSTICA

O palhaço Roe Roe traz à cena uma forma simples e poética de revivermos os antigos picadeiros de circo. Ele mostra que brincar e imaginar são parte de nossas vidas, todo o tempo. O palhaço tropeça, erra, mas não deixa de tentar e acreditar que o mundo pode ser um lugar de encontro e encantamento.

Dia 11: Potengi, 17h

Dia 12: Salitre, 17h

Dia 13: Caririaçu, 17h

Dia 14, Nova Olinda, 17h

 

CH@FURDO

GRUPO DONA ZEFINHA

Três irmãos se reúnem para realizar uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Ao longo do espetáculo, vão descobrindo, junto do público, diversas formas de composição musical.

Dia 11: Abaiara, 18h

Dia 12: Porteiras, 19h

Dia 13: Altaneira, 17h

 

PASSAREDO PASSARINHOLAS

GRUPO VILAVOX

Inspirado nas narrativas populares, elementos do universo infantil ressignificam os brinquedos populares para dar teatralidade aos contos, explicado a origem das coisas segundo a ancestralidade das tradições orais.

Dia 11: Farias Brito, 18h

Dia 12: Campos Sales, 18h

Dia 13: Missão Velha, 18h

Dia 14: Brejo Santo, 18h

 

O INIMIGO

REPÚBLICA ATIVA DE TEATRO

Em meio a uma guerra, em algum lugar que poderia ser um deserto, há dois buracos. Nos buracos, dois soldados e inimigos! Eles são obrigados a conviver com o perigo, que está ao lado. Mas será que ele é tão perigoso assim? De maneira lúdica e divertida, esses soldados vão se surpreender.

Dia 12: Teatro Adalberto Vamozi (Crato), 10h

 

PEQUENO SERTÃO: VEREDAS

COSTURANDO HISTÓRIAS

A proposta é transpor parte do universo sugerido por Guimarães Rosa através de sua particular literatura para um tapete tridimensional de histórias que se proponha a representar um sertão veredas em miniatura formado por uma geografia de panos, retalhos, cores e texturas.

Dia 12: Praça da Sé (Crato), 18h

 

COCÔ DE PASSARINHO

CIA. NOZ DE TEATRO, DANÇA E ANIMAÇÃO

Os poucos moradores de uma vila se encontram todos os dias na praça, mas não tem muito que falar. Suas vidas monótonas são transformadas por um problema diário: o cocô que os passarinhos fazem em suas cabeças. Um dia, um vendedor de flores passa pela cidade e transforma a vida de todos eles.

Dia 12: Teatro Violeta Arraes (Nova Olinda),10h

Dia 13: CCBNB, 16h

 

CARTA BRANCA

CIA DO RELATIVO

Em uma deserta sala de uma só parede, quatro artistas de circo se encontram para ocupar o vazio e transformá-lo constantemente. Com acrobacia, dança, malabarismo e música, eles buscam a sinceridade e compartilham seus medos, motivações e fragilidades, mostrando a vulnerabilidade de todo ser.

Dia 12: Barbalha, 16h

Dia 13: Praça da Estação (Juazeiro), 17h

 

TEM AREIA NO MAIÔ

AS MARIAS DA GRAÇA

Dia 13: Nova Olinda, 10h

Quatro palhaças resolvem ir à praia num belo domingo de sol. Elas embarcam num calhambeque rumo à Copacabana e a aventura já começa com um pneu furado. Na praia elas desfilam seus maiôs graciosos e divertidos, enfrentam os perigos no mar, chuvas de verão e areia no maiô.

 

PALHAÇA SOLA

ATUA CIA TEATRAL

Uma palhaça despejada não sabe onde nem como recomeçar. Tendo a solidão como cúmplice, ela inicia a construção da sua nova casa. Durante essa tentativa, ela encontra um livro intitulado “Como arranjar um companheiro em três passos”. Ela se empolga, mas talvez não seja tão simples assim.

Dia 13: Casa Ninho (Crato), 10h

 

A JULIETA E O ROMEU

BARRACÃO TEATRO

A atriz Mafalda Mafalda e seu estagiário apresentam cenas de William Shakespeare. Através das técnicas da atuação contemporânea, eles brilham como Julieta, Macbeth, o fantasma de Hamlet e outros. Em uma delicada e explosiva relação, os dois palhaços mostram que são deliciosamente inseparáveis.

Dia 13: Nova Olinda (19h)

Sugestões de Leitura