Políticas Públicas, Reportagens 0

Prefeitura de Juazeiro do Norte reabre Cozinhas Comunitárias em quatro bairros

A expectativa é servir 2.500 refeições por semana

Entre terça e sexta-feira (10), a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte reabriu quatro Cozinhas Comunitárias – nos bairros João Cabral, Frei Damião, Vila Nova e Horto. As localidades, que são consideradas áreas de vulnerabilidade social, abrigam a maior quantidade de juazeirenses em situação de extrema pobreza e de insuficiência alimentar. Cada cozinha ofertará uma refeição diária gratuitamente para os cidadãos assistidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu bairro.

“São oferecidas 200 refeições diárias para famílias em vulnerabilidade social”, explica a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra”. “Essas famílias estão sendo acompanhadas pelos CRAS e, de acordo com alguns critérios – econômicos e sociais -, foram cadastradas e têm direito à alimentação durante cinco dias na semana”.

Entre 200 e 250 refeições diárias – mais de quatro mil semanalmente – serão servidas em cada cozinha. A oferta é de uma refeição por pessoa a cada dia. No Restaurante Popular, 2.500 refeições são servidas por semana. Além de empregar pessoas do próprio bairro na equipe composta por agentes administrativos, cozinheiros, auxiliares de cozinha e profissionais de serviços gerais, as Cozinhas adquirem alimentos do PPA (Programa de Aquisição de Alimentos) do município, que compra produtos dos agricultores locais.

 

Prefeito Arnon Bezerra e a Secretária de Desenvolvimento, Isabela Bezerra (Foto: Samuel Macedo)

Informações da Assessoria de Comunicação:

Inclusão produtiva

As cozinhas comunitárias também serão espaços para comunidade, através de cursos de gastronomia realizados nos locais, promoção do empreendedorismo, oportunidades e, dessa forma, o empoderamento das famílias que utilizam as cozinhas. No mês de outubro foram realizados cursos de bolos e tortas para os moradores da comunidade.

Cardápio balanceado

Os cardápios das cozinhas foram estudados e compostos respeitando os alimentos característicos da região, considerando o fortalecimento do PAA. “Trabalhamos com o intuito de que os pequenos agricultores sintam-se participantes desse processo, contribuindo para o fortalecimento da segurança alimentar”, disse o nutricionista das cozinhas, Fabrício Lima.

Frei Damião receberá CRAS e Polo de Atendimento

O novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Frei Damião, será inaugurado no próximo dia 22 de novembro. A localidade também receberá um Polo de Atendimento e quadra esportiva que irão oferecer atividades culturais e de fortalecimento de vínculos que envolvam a comunidade e estimulem o acesso a arte.

Sugestões de Leitura