Arte e Cultura, Notícias 0

Juazeiro do Norte comemora aniversário de Padre Cícero

Desde o dia 20 de março Juazeiro do Norte está em comemoração pelo aniversário de seu fundador, Padre Cícero Romão Batista. Falecido em 20 de julho de 1934, neste 23 de março, sexta-feira, marca-se 174 anos do nascimento do santo popular.

Entre comemorações da 36ª Semana Padre Cícero, aconteceu uma missa na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro logo cedo da manhã e outra se inicia às 16h na capela do Socorro, no centro. Acontece também a abertura da exposição “Padre Azarias Sobreira: o Padim do meu Padim” no Memorial Padre Cícero.

Durante à noite, a programação será no Largo do Socorro, com show de Matheuzinho às 19h, seguido pela apresentação da 30ª Seresta do Padre Cícero, que será homenageada com entrega de troféus. Às 22h haverá o concurso do bolo Padre Cícero e a tradicional distribuição do caldo da Nair.

A programação segue com o show de Cila Braz, previsto para iniciar às 22h30, em seguida o cantor Jota Farias conduzirá a festa. À meia-noite show pirotécnico com canto de parabéns em alusão aos 174 anos do Padre Cícero. No sábado, acontece show com o cantor Waldonys.

 

Registro fotográfico de Padre Cícero. Fotógrafo desconhecido.

DOCUMENTOS COMPROVAM DATA CORRETA

Em janeiro, os pesquisadores Daniel Walker e Renato Casimiro, já conhecidos no meio acadêmico por vastas contribuições sobre a memória regional e a história de vida e morte de Padre Cícero, revelaram a descoberta de documentos oficiais que comprovam a verdadeira data de nascimento do padre santo como 23 de março, e não 24, como se achava.Diz-se a história popular que o próprio Padre considerava mais adequado comemorar seu aniversário no dia 24, no entanto, ainda não é de conhecimento público o motivo dessa decisão.Feriado municipal, o aniversário de Padre Cícero pode mudar do dia 24 para o dia 23. A mudança ainda está em discussão na Prefeitura Municipal.

Sugestões de Leitura