Empreendedorismo e Inovação

Hackday Sendi 2018 fortalece ecossistema de inovação e empreendedorismo

Por Redação Cariri • 28 de maio de 2018

O Município de Juazeiro do Norte recebeu nos dias 25 e 26 o Hackday Sendi 2018, que promoveu uma maratona de programação de oito horas, no intuito de incentivar, profissionais e estudantes, no hábito de inovar através da tecnologia. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), tendo sido coordenado pela empresa Enel Distribuição Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci).

A abertura do Hackday aconteceu na última sexta-feira, 25, no auditório do Instituto Federal do Ceara (IFCE) Campus Juazeiro do Norte, com palestra de um dos mais reconhecidos especialistas em cidades inteligentes do mundo, Renato de Castro. No sábado, 26, o evento reuniu 50 pessoas, dentre profissionais do setor de negócios, programadores e estudantes de diversas áreas, no Cariri Garden Shopping, para a maratona de programação, com a seguinte temática: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A equipe vencedora da maratona apresentou o protótipo de um App, intitulado Meu Padim. O aplicativo tem por finalidade, possibilitar que a população tenha acesso aos prazos e andamentos de obras governamentais, possibilitando que os Munícipes acompanhem a execução de obras com atualizações sobre a porcentagem do trabalho realizado e o prazo de finalização.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, o evento foi importante para fortalecimento do ecossistema de inovação, além de proporcionar o exercício das potencialidades de jovens empreendedores na área de tecnologia e inovação, “Com um ecossistema favorável, Juazeiro do Norte conseguirá difundir grandes ideias para todo Mundo. Vejo isso como um marco fundamental para nossa região”, ressalta.

 

Reconhecimento

O Hackday é o momento preparatório para o Hackaton, maratona de programação de 48h, que faz parte da programação do XXII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (Sendi 2018), que acontecerá em Fortaleza CE, no mês de novembro. Juazeiro do Norte foi uma das cidades contempladas com o Hackday. Segundo o Secretário Geral do Sendi, Glauco Valério Pinheiro, a Enel reconhece o trabalho que a Gestão Municipal, através da Sedeci, tem realizado na área de Inovação, como o projeto de cidade inteligente que apresenta reconhecimento a nível nacional.

 

Smart Place

Durante o Hackday , o Secretário Michel Araújo fez a entrega do primeiro Smart Place de Juazeiro do Norte, que está dentro do modelo de cidade inteligente, trabalhado pela Gestão Municipal do Prefeito Arnon Bezerra. “Esse é o nosso projeto piloto, instalado na praça do Giradouro, o Smart Place do Município, disponibiliza Wi-Fi público, vídeo monitoramento, pet friendly, iluminação de led e tecnologia beacon, que passa informações à população através de (IoT) internet das coisas”, explica Michel Araújo.


Fotografia: Marcio Silvestre

Redação Cariri