Esporte, Reportagens, Reportagens 0

Festa do Crato promove manhã de lazer e ecoturismo na Chapada do Araripe

Domingo é dia de diversão para toda a família. E que tal ser uma diversão cheia de ar puro, dentro da Floresta Nacional do Araripe (Flona Araripe)? É este o objetivo do projeto Domingo nas Trilhas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial e ICMBio. Na edição deste domingo (17), a manhã integrou a programação da Festa de Aniversário do município (FestCrato) e contou com grande participação das famílias.

As mesmas foram recepcionadas pela equipe municipal na Casa do Guarda, no Belmonte, com um café da manhã especial. Em seguida, seguiram para a trilha do Belmonte, onde puderam vivenciar a fauna e flora da floresta, com guias das instituições participantes e da Associação de Condutores de Visitantes e Amigos da Flona Araripe.

No percurso, os participantes conferiram a vegetação local, os animais que compõe o ecossistema da Flona Araripe, bem como tem noções básicas da preservação ambiental. Como contou o guia e presidente da ACAFA, Cícero Ferreira, essas são trilhas muito atrativas para o público, pois em um percurso consideravelmente pequeno, os participantes chegam em dois mirantes e têm uma visão incrível da região. Membros da administração municipal participaram do passeio.

 

PRESERVAÇÃO

Dois grandes problemas preocupam a coordenação da Floresta Nacional do Araripe, conforme nos conta Verônica Lima. “Os incêndios florestais e a ampliação imobiliária são os principais riscos da floresta hoje. O desenvolvimento ninguém para, mas a dinâmica da floresta não acontece na mesma velocidade. E é preciso ter um olhar diferenciado para a nossa floresta e conscientizarmos a população neste cuidado”, pontuou.

A cada edição, o projeto Domingo nas Trilhas tem agregado mais participantes e defensores da Flona Araripe, cumprindo o objetivo da ação e em concordância com ações nacionais em defesa do meio ambiente, que propõe parcerias institucionais para a execução de projetos com essa natureza. No Crato, o projeto é possível devido a parceria entre Prefeitura Municipal e ICMBio.

Além da viabilização da trilha, a parceria já rendeu outros frutos, como a melhoria da Casa do Guarda, no Belmonte, para a recepção de visitantes. Além disso, um termo de cooperação está sendo fechado entre as instituições para que, em breve, mais ações sejam disponibilizadas para a população caririense, bem como para os turistas.

 


Informações de Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Crato

Sugestões de Leitura