Arte e Cultura 0

Exposição no Sesc: Maria Lourdes Cândido e arte moldada em barro

A habilidade da artista plástica Maria Lourdes Cândido faz o barro se moldar em arte colore a galeria do Sesc Juazeiro do Norte com a exposição “E do Barro se faz… Arte”, aberta ao público, gratuitamente, até o dia 23 de abril.

Artista popular, irmã de Ciça do Barro Cru, Maria Lourdes descobriu seu talento brincando com os filhos. Ela moldava brinquedos de barro para entretê-los, quando começou a aperfeiçoar a arte. Rapidamente ganhou notoriedade dentre os círculos artísticos, culturais e populares.

Retratando em seus temas situações do cotidiano caririense, que varia de um casal de namorados na praça até uma batalha entre reisados, Maria também se destacou contanto em barro a história de Padre Cícero Romão Batista, sua inspiração em diversos trabalhos.

O trabalho da artista plástica pode ser apreciado em instituições e centros culturais do país, moldados em quadrilhas, reisados, lapinhas e bandas cabaçais. Os moldes, com os mínimos detalhes feitos por ela, tornam cada peça única.

Antes de falecer no ano de 2010, Maria ensinou sua arte às filhas, que perpetuam no barro a história da mãe até hoje.  Cada uma das filhas mantém produção própria e, juntas elas representam a força da mulher artesã do Nordeste.

SERVIÇO

“E do Barro se faz… Arte” de Maria Lourdes Cândido

Em cartaz até dia 23 de abril, das 14h às 21h

Na Unidade Juazeiro do Sesc (Rua da Matriz, 227)

Mais informações: (88) 3512.3355

Sugestões de Leitura