Notícias

Evento de Adoção oferece novo lar para mais de 30 cães e gatos

Ao todo, 37 animais ganharam um novo lar no Evento de Adoção de Cães e Gatos, realizado no último sábado, 27, em Juazeiro do Norte. O evento foi realizado por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e contou com o apoio do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município, de ONG’s Saiba mais

Por Redação Cariri • 29 de janeiro de 2018

Ao todo, 37 animais ganharam um novo lar no Evento de Adoção de Cães e Gatos, realizado no último sábado, 27, em Juazeiro do Norte. O evento foi realizado por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e contou com o apoio do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Saúde do Município, de ONG’s da causa animal e de instituições de ensino superior.

Estavam disponíveis para adoção 40 animais, entre cães e gatos, que foram capturados doentes ou com suspeitas de zoonoses e recuperados pelo CCZ, além de animais vítimas do abandono. Na ocasião, houve ainda vacinação contra raiva, orientações sobre leishmaniose com estudantes do curso de farmácia da Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN), e conversas com os profissionais do CCZ sobre posse responsável.

 

Fotos: Anderson Duarte

 

Adoção responsável

O veterinário do CCZ, Huedo Gonçalves, explica que as principais orientações para adoção responsável são observar se realmente há espaço adequado para abrigar o animal e se a pessoa terá tempo suficiente para realizar os cuidados necessários, como levar para vacinar e fazer o acompanhamento periódico com o veterinário. “A gente orienta aqui a sempre manter em dia a vacinação, vermifugação, e se não tiver interesse na reprodução do animal fazer a castração no período correto”, completou.

A dona de casa Claudiana Andrade adotou dois cães. Para ela, a atitude é um ato de amor. “Maltratar animais não é bom. A gente tem que ter respeito, carinho por eles, cuidar deles. Não é só adotar. É dar amor, alimento, atenção. É tudo isso que eu vejo que eles precisam”, disse.

Na avaliação da coordenadora do CCZ, Rosilene Rodrigues, o evento foi muito positivo. “É muito importante poder continuar nosso trabalho, pois aumenta os espaços em nossos canis. Fico feliz pelo fato de serem animais encontrados na rua, doentes, abandonados. E espero que agora eles estejam em um lar amoroso, que lhes dê todo o amor e cuidado que eles merecem”, completa.

 

 

 


Com informações de Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Juazeiro do Norte

CATEGORIA:

Redação Cariri