Arte e Cultura, Consumo e Estilo, Reportagens 0

Escola traz exposição de renomado artista nacional a Juazeiro do Norte

No Cariri, Ca Cau promete uma exposição onde a cada passo há um novo despertar.

A escola de idiomas Wizard traz neste sábado, 22, o artista mineiro Ca Cau com o Projeto Art e a exposição “Divina Estância Poética da Criação” para comemorar a inauguração da instalação em Juazeiro do Norte, no Cariri Garden Shopping. Na ocasião, o artista e cantor apresentará um pocket show e um painel exclusivo feito para a instituição.

A intenção, segundo a diretora local Alexandra Melo, é aproximar os alunos e o público geral com as artes contemporâneas. “Queremos transformar o espaço em um ambiente que comporte a educação, a cultura e as artes. Ser mais que apenas sala de aula”, comenta. 

Esculturas, pinturas e instalações artísticas compõe a “Divina Estância Poética da Criação” pelos corredores e salas da escola. Em um projeto integrado, cada sala de aula leva uma tríade de peças que se unem às demais na exposição, ao que o artista determina como “um caos e um caldeirão de referências”.

Com dedos sujos de tinta, enumera temáticas encontradas em suas obras ali expostas: as cores do Cariri, a mística do Pavão Misterioso, a busca pelo conhecimento, amor e coragem de O Mágico de Oz, o padrão numérico e crescente de Fibonacci na natureza são algumas.

“‘Divino é a vida, a existência… é tudo. ‘Instância’ é onde estamos, a nossa morada. ‘Poética da Criação’ é tudo o que nasceu a partir desses movimentos artísticos”, explica Ca Cau, sobre a busca da exposição pela reflexão sobre a criação divina, o ser e o conhecimento interno de cada um. 

Na data de abertura, sábado, 22, o artista ainda fará uma apresentação acústica com canções do seu mais recente trabalho musical, o “IN VER S.O.S”. A exposição é permanente, sendo fruto da parceria entre o artista e a instituição Wizard.

310113-cacau_0043

O ARTISTA

José Carlos Costa Junior, o Ca Cau, é artista visual, compositor, cantor e escritor. Na capital paulista, mantém o Atelier Travessia, onde cria e expõe projetos sensoriais, mas é pelo mundo seu trabalho musical é tocado. Participou de Festivais de Música como Montreux Jazz Festival, na Suíça, Territórios Sevilla, na Espanha, Festival Sete Sóis Sete Luas, pela Itália, Portugal e Espanha, e na Womex, na Dinamarca, e em 2015 lançou seu oitavo álbum de estúdio intitulado “IN VER S.O.S”.

Nas artes visuais, já expôs em Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Pontedera (Itália) e Ponte de Sor (Portugal). Determina sua inspiração na poesia e na arte popular brasileira, mesclando suas características na arte contemporânea. É conhecido pelo uso das cores vivas e elétricas, do movimento, da dualidade e do trabalho multimidiático.

 

exposicao-sos-sos-2009-2011-italia-portugal-fortaleza

 

SERVIÇO

Exposição “Divina Estância Poética da Criação”

Local: WIZARD – Cariri Garden Shopping (Piso L1 – 47): Av. Padre Cícero, 2555 – Triângulo, Juazeiro do Norte – CE

Data: 22 de outubro de 2016

Horário: 18h

180213-obra-casa-cor

310113-cacau-brasil_002b

Sugestões de Leitura