Economia e Negócios, Serviço 0

Engenheiros da UFCA vão prestar assistência gratuita à famílias de baixa renda

Estudantes e professores do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) criaram o Escritório Habitar, projeto vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), que presta assistência técnica gratuita para elaboração de projetos de habitações próprias de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Algumas famílias, por falta de condições financeiras, realizam obras e reformas sem o apoio técnico de engenheiros e arquitetos. Essa prática pode gerar riscos para os envolvidos, já que as construções podem ter estrutura inadequada ou serem feitas em locais de risco. Para prevenir acidentes, o projeto Habitar oferece o apoio técnico necessário para esses casos. Assim, para se tornar beneficiário do projeto, os interessados devem possuir renda familiar mensal de até três salários-mínimos (R$ 2.862,00) e a residência que pretendem construir deve ser térrea, unifamiliar, e com área máxima construída de até 80 m².

Entre os serviços oferecidos às famílias beneficiadas estão a elaboração de projetos arquitetônicos e estruturais, instalações elétricas e hidrossanitárias, orçamento e cronograma da construção, acompanhamento da obra e orientação para a compra dos materiais de modo econômico, sustentável e seguro. Além disso, o Escritório Habitar presta serviços de consultoria por meio da regularização de edificações já existentes, para possibilitar a legalização dos imóveis para seus proprietários.

Habitar

O projeto Habitar conta, atualmente, com 15 participantes, sendo três bolsistas, seis voluntários e seis estudantes colaboradores, sob a coordenação dos professores Erwin Ulises, Celme Torres, Ary Ferreira e Ana Verônica. No momento o grupo está finalizando as demandas de 2017, que vieram de famílias de Juazeiro do Norte e Crato.

Para se cadastrar como beneficiário, os interessados devem preencher um formulário e devem atender aos critérios socioeconômicos estabelecidos (baseados na Lei Federal nº 11.888/08). O formulário de inscrição e demais informações a respeito dos serviços oferecidos estão disponíveis no site http://escritoriohabitar.ufca.edu.br.

 

Sugestões de Leitura