Notícias

Encontro de Comunicadores do Cariri discutirá Cidadania e Transparência nas contas públicas

Nesta terça-feira, 25, o auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato, receberá o Encontro de Comunicadores do Cariri, reunindo jornalistas e comunicadores locais e especialistas de renome nacional em debate sobre controle social, cidadania e transparência pública, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). Profissionais como Fabiano Angélico, especialista em Saiba mais

Por Alana Maria • 24 de julho de 2017

Nesta terça-feira, 25, o auditório da sede do Geopark Araripe, em Crato, receberá o Encontro de Comunicadores do Cariri, reunindo jornalistas e comunicadores locais e especialistas de renome nacional em debate sobre controle social, cidadania e transparência pública, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

Profissionais como Fabiano Angélico, especialista em Transparência e Combate à Corrupção, Luciana Zaffalon, especialista em Ouvidoria, e Eulália Camurça, especialista em Comunicação, marcam presença no encontro que discutirá a importância da Transparência, do Acesso à Informação e da Ouvidoria na construção de uma melhor democracia.

Na ocasião, a CGE apresentará aos convidados o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC), uma plataforma online que promete unificar os serviços de relacionamento, cidadania e transparência das contas públicas de maneira simples e acessível a todos os cidadãos.

 

Perfil dos palestrantes (Fotos: CGE/Reprodução)

 

Pelo sistema, qualquer cidadão cearense ou profissional da imprensa poderá ter acesso completo às contas e gastos do Governo, a exemplo de conferir quanto foi gasto com uma determinada obra, o orçamento destinado à saúde, tirar dúvidas sobre determinados serviços do Estado ou mesmo fazer uma crítica ou reclamação sobre atendimentos públicos.

Acontecerá ainda no mesmo dia, 25, uma demonstração pública do sistema em desenvolvimento com realização de testes Vapt Vupt, em Juazeiro do Norte. Outras duas demonstrações aconteceram em Fortaleza. Durante os testes, voluntários podem opinar sobre possíveis melhorias e críticas ao sistema.

 

Demonstração do sistema realizada em Fortaleza (Fotos: CGE/Reprodução)

.

SERVIÇO

Encontro de Comunicadores do Cariri

25 de julho de 2017, das 18h às 20h30.

Auditório do Geopark Araripe

Rua Carolino Sucupira, S/N – Pimenta, Crato

.

Demonstração Pública do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC)

25 de julho, das 8h às 17h

No Vapt Vupt

Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro, Juazeiro do Norte

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE