Arte e Cultura, Reportagens 0

Do Cariri para o Haiti, com amor

Mirela e Isadora são caririenses que comandam um grupo de voluntários que atua no Haiti

Mirela Nogueira é de Juazeiro, Isadora Macedo é do Crato. Elas têm 27 anos e hoje moram em Curitiba, de onde movem o grupo Criativos pelo Haiti, que, pelo menos uma vez por ano, viaja ao país levando voluntários para ajudar em áreas como saúde, arte e construção. Em janeiro, elas levam uma equipe de 12 pessoas para construir banheiros em uma escola carente no litoral do Haiti. Até amanhã (11), o Criativos recebe doações através de um financiamento coletivo para comprar o material que será usado na obra.

Essa será a 7ª vez de Mirela no Haiti, e a 3ª de Isadora. Elas irão retornar aos orfanatos que já visitaram ao longo dos anos e vão mais uma vez à região de Montrouis, onde está a escola New Light, onde os voluntários irão atuar. A escola hoje atende 130 alunos da cidade de Moui, a duas horas de Porto Príncipe, um pequeno povoado sem energia elétrica. Além de construir os banheiros da New Light, os Criativos irão atuar também na região de Montrouis.

“Quando a gente vai trabalhar em outro país é sempre importante conhecer a integridade da pessoa que tá por trás daquele projeto”, Mirela explica, “E nós confiamos no Judy. Acreditamos mesmo que a New Light vai fazer uma diferença imensa naquela região. E o Judy é um haitiano extremamente sonhador que ama muito seu país, é uma pessoa extremamente sábia”. A escola ocupa o quintal da casa de Judy e, até pouco tempo, era feita de pau e lona. Hoje tem estrutura pra aula, mas não tem banheiro. Equipes do Criativos sempre visita a casa de Judy e ajuda nos projetos que ele toca na região.

O projeto nasceu como Anmoue (que significa “socorro” em creole haitiano) quando Mirela e Mirna Nogueira foram ao país na ocasião do terremoto de 2010. O Anmoue era uma equipe emergencial que atuava em desastres naturais. Dele nasceu o Criativos pelo Haiti. São médicos, comunicadores, psicólogos, engenheiros, artistas, entre outros profissionais, que fazem trabalho voluntário de curto prazo.

Colabore com o projeto

Nessa foto estou exatamente do jeito que o Haiti me recebeu lá em 2010, cheia de crianças a minha volta, curiosas, e eu…

Posted by Mirela Nogueira de Alencar on Monday, November 6, 2017

Sugestões de Leitura