Arte e Cultura, Reportagens 0

Calendário das Romarias: Datas de fé e celebração

De longe já se ouvem as buzinas dos ônibus de romeiros anunciando sua chegada e dando voltas pela Igreja dos Franciscanos. Para não perder uma só dessas grandes celebrações populares, a CARIRI preparou um calendário de romarias e outras datas importantes para você. Programe-se.

.

17 de janeiro – Aniversário de morte da Beata Maria de Araújo

A data relembra a vida e a morte da Beata protagonista do “Milagre de Juazeiro”, com missa na Capela do Socorro.

 

20 de janeiro – Romaria de São Sebastião

São Sebastião foi um militar do Império Romano condenado por duas vezes à morte, após o Imperador Diocleciano declarar guerra aos cristãos. Foi dito defensor da Igreja Católica por recursar-se a negar sua fé.

 

02 de fevereiro – Romaria de Nossa Senhora das Candeias

É a mais antiga e uma das maiores romarias de Juazeiro do Norte. Diz a história popular que Padre Cícero, preocupado com a pobreza da época, mandou os ferreiros confeccionarem candeeiros, pois ele se encarregaria da demanda. Hoje, os fiéis caminham pelas ruas com candeeiros acesos, rezando para Nossa Senhora das Candeias.

 

24 de março – Aniversário de nascimento do Padre Cícero

Missas, comemorações variadas e lembranças acompanhadas da tradicional procissão das rosas pelas ruas da cidade.

 

20 de julho – Aniversário de morte do Padre Cícero

Todo dia 20 de cada mês acontece a tradicional Missa de Aniversário de Morte do Padre Cícero, na Capela do Socorro.

 

15 de setembro – Romaria de Nossa Senhora das Dores

Padroeira do município, a romaria em homenagem a Mãe das Dores começa pela manhã, com o desfile da imagem da santa, que passa pelas ruas abençoando as casas e famílias, acompanhada de uma carreata de fiéis.

 

04 de outubro – Romaria de São Francisco das Chagas

A Igreja dos Franciscanos, no bairro de mesmo nome, atrai centenas de fiéis em busca de benção e conforto sob a imagem de São Francisco das Chagas, especialmente esculpida em Gênova, na Itália. No pátio da Igreja, que é uma réplica da praça São Pedro no Vaticano, os ônibus e caminhões compõem a cena de viagem

 

30 de outubro a 01 de novembro – Romaria de Finados

Também criada por Padre Cícero, a maior romaria de Juazeiro do Norte recebe uma média de 500 mil visitantes todos os anos. Os romeiros visitam seus entes queridos e o cemitério do Socorro, onde estão os restos mortais do Padre.

 

21 de dezembro a 06 de janeiro – Romaria do Ciclo Natalino

Com decoração alusiva à data, Juazeiro do Norte recebe em torno de 200 mil romeiros no chamado Ciclo Natalino. Ainda nas primeiras horas da manhã, as missas dão início às celebrações de renovação da fé.

 


Fotografia: Hélio Filho

Sugestões de Leitura