Notícias

Crato inaugura Arquivo Público Municipal

A nova instalação do Arquivo Público Municipal foi inaugurada na manhã da quarta-feira, 20, dentro da programação do Festa de Aniversário de Crato (FESTCRATO). A cerimônia contou com apresentação da Banda de Música e reuniu autoridades, membros da Câmara Municipal, servidores e a sociedade civil. O Arquivo Público foi criado pela Lei Municipal 3.425/2018. De acordo com Saiba mais

Por Alana Maria • 21 de junho de 2018

A nova instalação do Arquivo Público Municipal foi inaugurada na manhã da quarta-feira, 20, dentro da programação do Festa de Aniversário de Crato (FESTCRATO). A cerimônia contou com apresentação da Banda de Música e reuniu autoridades, membros da Câmara Municipal, servidores e a sociedade civil. O Arquivo Público foi criado pela Lei Municipal 3.425/2018.

De acordo com a gestora da Secretaria de Administração, Águeda Duarte, o arquivo recebe mensalmente em torno de 250 pesquisas demandadas por usuários servidores, instituições, ex-servidores, proprietários de imóveis, órgãos da justiça, Tribunal de Contas, Câmara Municipal, Ministério Público, INSS, PREVICRATO, além de pessoas jurídicas. “Estamos vivendo um momento histórico para a cidade do Crato. Graças ao comprometimento do prefeito Zé Ailton com o município, hoje comemoramos o mérito de ser considerado o melhor arquivo público do Cariri”, destacou Águeda.

Em sua fala, Zé Ailton agradeceu o trabalho incansável dos servidores em transformar em uma realidade. “Fico extremamente feliz com o resultado dessa árdua tarefa executada por essa grande equipe. Percebemos hoje, com esse resultado, que estamos no caminho certo, nos destacando em todo o Estado e em todas as áreas, como saúde, finanças, educação, buscando sempre fazer o melhor. Isso para mim é um dos maiores significados da nossa gestão”, disse o prefeito.

A ex-reitora e ex-secretária de educação, Otonite Cortez, felicitou o prefeito pela sensibilidade com a memória do município. “O Arquivo Público é um suporte da memória”, frisou.

Na oportunidade, foi apresentada também a Tabela de Temporalidade e empossados os membros da Comissão de Avaliação de Documentos. Com documentos datados desde 1954, o novo arquivo, coordenado pela Secretaria de Administração, está aberto para atender toda a população e funcionará na Rua Dr. João Pessoa, 37, no Centro do Crato.

 

 

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE