Políticas Públicas, Reportagens 0

Crato e Juazeiro mobilizam pelo fim do abuso sexual contra crianças

Ontem, 18, no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes, mais de 1.500 pessoas participaram de uma caminhada integrante da campanha nacional “Faça Bonito, proteja” de prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, em Juazeiro do Norte. Já no município cratense, aconteceu uma audiência pública com participação dos profissionais do Centro Especializado de Assistência Social liderada pelo Promotor de Justiça da Infância e Juventude, Davi Morais, sobre o assunto.

Os dois momentos finalizaram uma semana de intensas atividades como blitz educativas, panfletagens e conversas informativas em bares e demais locais estratégicos, em Crato, passando por ações nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e em escolas municipais, em Juazeiro do Norte. As atividades em cada município foram organizadas pelas suas respectivas Secretarias de Desenvolvimento Social.

Caminhada pelo fim da violência contra contra crianças e adolescentes reuniu mais de 1.500 em Juazeiro do Norte, segundo Demutran.

A campanha nacional pretende reforçar ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na garantia da atenção, prevenção e proteção de crianças, adolescentes e suas famílias.

“Não podemos ficar calados diante de situações que violem os direitos e o desenvolvimento das nossas crianças. Denunciem! Já estamos vendo a participação da sociedade através da ouvidoria do município. Sejamos juntos a mudança dessa realidade”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, Isabela Bezerra, durante a caminhada.

.

CASO MENINA ARCELI

A escolha do dia 18 faz referência à violência contra a menina Araceli Cabrera Sanchez Crespo, que em 1973 foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada aos 8 anos, em Vitória, Espírito Santo.

Em 2000, a data foi fixada pelas organizações de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes como um marco de mobilização, informação e sensibilização sobre prevenção, denúncia e combate a crimes de exploração e abuso sexual contra vulneráveis.

.

Audiência pública sobre violências sexuais contra crianças e adolescentes, em Crato

.

DENUNCIE

São violências sexuais contra crianças e adolescentes: os crimes de abuso sexual, estupro, exploração sexual comercial e violações como pornografia infantil, turismo sexual, aliciamento de menores, forçar contato de conotação sexual com crianças e adolescentes presencialmente, por mensagens ou no ambiente virtual.

.

LIGUE

Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados)

Disque 190 – Polícia Militar

Disque 191 – Polícia Rodoviária Federal

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Juazeiro do Norte – (88) 3587-3349

Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Crato – (88) 3521-5239

.

INFORME

Proteja Brasil – Aplicativo para smartphones

SAIBA MAIS

http://www.cedecaceara.org.br/

Sugestões de Leitura