Cariri Sustentável 0

Cozinhas de Juazeiro serão abastecidas pela agricultura familiar

Foram entregues na última segunda-feira, 5, os primeiros caixotes de alimentos da agricultura familiar ao Banco de Alimentos, em Juazeiro do Norte. Os mais de 4.000kg da produção orgânica serão destinados ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos e ao abastecimento de equipamentos socioassistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar, como o Restaurante Popular.

A primeira remessa será distribuída gratuitamente nos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Restaurante Popular, nas 42 entidades socioassistenciais e abastecerá Cozinhas Comunitárias, quando reabertas.

O PAA promove a segurança alimentar e incentiva a produção agroecológica dos pequenos agricultores familiares (Foto: Governo Federal)

Criado em 2003 pelo Governo Federal como estratégia para combater a fome, o Programa de Aquisição de Alimentos também visa fomentar a agricultura familiar e o comércio local pela aquisição direta de seus produtos, dispensando processos licitação.

“Estamos muito felizes e esperamos contribuir cada vez mais para que a agricultura familiar seja valorizada”, afirma a coordenadora do PAA, Daniele Tomaz Bezerra. Em Juazeiro do Norte, 390 agricultores estão cadastrados no programa.

 

Banco de Alimentos recebe a primeira remessa (Foto: Hélio Filho)

 

BANCO DE ALIMENTOS

O Banco de Alimentos do município recebe os alimentos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e fazem sua gestão, combatendo o desperdício dos produtos e promovendo a segurança alimentar e nutricional dos mais necessitados.

Sugestões de Leitura