Ensaio, Fotografia, Revista 0

ENSAIO: Completamente encantado

Encantou-se pela paisagem, pelas cores vibrantes, pelo que faz o artífice e pelo que se faz com os artefatos. Encantou-se por todo um território, de ponta a ponta, querendo encantar também os outros com a magia que vê acontecer perante seus olhos. Ou melhor, suas lentes. Foi assim que Hélio Filho, eterno cabinha da Fundação Casa Grande, embarcou na profissão de retratar as belezas das ruas em que passou, e lança agora na CARIRI Revista o ensaio Cariri Encantado.

Com fotografias coletadas por esse sertão verde afora ao longo de cinco anos de trabalho como documentarista e fotógrafo, Hélio traz em Cariri Encantado a diversidade de manifestações e de aventuras que só a cultura popular dessa parte do Ceará proporciona: os caretas de Potengi e de Nova Olinda, as brincadeiras da meninada em frente à Casa Azul, o mistério dos penitentes de Barbalha e o olhar carregado de emoção do romeiro quando chega a Juazeiro do Norte. Não ficam de fora o vaqueiro, valente cavaleiro da caatinga, de cara amarrada e corpo encourado pela arte do grande artesão Expedido Seleiro.

“O ensaio nasceu sem eu precisar pensar muito sobre ele. Foi tudo orgânico e até aleatório, vindo de lugares que visitei e trabalhos que fiz”, ele revela, explicando que a ideia base é mostrar a variedade e, ao mesmo tempo a intensidade de culturas que existem em nosso próprio terreiro. “Isso sim é fundamental de se compartilhar”, acredita.

Hélio Filho tem 28 anos, é fotógrafo e documentarista, com trabalhos para a Unesco, Itaú Cultural, Sesc Ceará, TV Casa Grande, TV Futura e TV Brasil.

helio-filho_mg_9089

Caretas de Nova Olinda.

 

helio-filho-6975

Penitentes de Barbalha.

 

helio-filhoimg_5808

Senhora em ônibus de romaria.

 

helio-filho-3622

Careta de Potengi em casa de Taipa.

Sugestões de Leitura