Arte e Cultura, Mostra Sesc, Notícias 0

Circuito Patativa do Assaré levou espetáculos para 10 cidades do Cariri

Cortejos nas ruas, teatro nas praças e um clima de festa tomam de conta das cidades adjacentes do Crajubar especialmente nesta época do ano. Foi a Mostra Sesc Cariri de Culturas que, através do Circuito Patativa do Assaré, ampliou seu alcance e levou espetáculos de arte e diversão musical para 10 cidades fora do eixo metropolitano.

São espetáculos teatrais, performances e grupos de tradição popular ocupando as ruas, estimulando a veia artística a partir do contato direito com ricas vertentes da cultura nacional, ao que o Secretário de Cultura do município de Aurora, José Cícero, considera importante. “É a segunda vez que a Mostra Sesc Cariri de Culturas vem para Aurora e tem sido muito marcante, não só para quem participa, mas também para a cidade que recebe essas novidades do mundo das Artes”, declarou.

(Foto: Jr Panela/Acervo SESC)

(Foto: Jr Panela/Acervo SESC)

Para José Cícero, a inclusão daquele e de outros municípios no circuito Patativa do Assaré favorece o contato dos cidadãos das pequenas cidades com “boa arte, boa música e cultura de qualidade que geralmente não teriam a chance de ver tão de perto e gratuitamente”, afirmou.

O município foi contemplado com dois grandes shows dentro da programação, os músicos Marcos Lessa e Waldonys, além dos espetáculos “O Barco e a flor”, de Rodrigo Tomaz, e a peça “Charme”, da companhia Solo. “É muito bacana perceber que a população vai à praça e lota as apresentações, porque o povo gosta é do que é bom”, disse o secretário.

E expandir fronteiras culturais é o objetivo do programa, segundo explica a técnica em Cultura do Sesc, Françoi Alcantara. Segundo ela, o Circuito Patativa do Assaré “surge a partir da vontade do Sesc de unificar as cidades que contemplam o Cariri, levando atrações artísticas, culturais e educativas a fim de expandir fronteiras”. Em mais uma edição compondo a programação oficial da Mostra Sesc, Françoi destaca a “grande receptividade dos municípios e seus cidadãos e o desejo de que a experiência se prolongue”.

Participaram do Circuito Patativa do Assaré nesta 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas os municípios de Aurora, Abaiara, Penaforte, Porteiras, Mauriti, Milagres, Brejo Santo, Jati, Barro e Missão Velha.

A 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas contou com 71 grupos nacionais, 29 originais do Ceará e mais de 100 grupos de Tradição locais. O festival contou com Martinho da Vila na abertura, 18, e Alceu Valença no encerramento, 22. Ainda passaram pela grade musical A Banda Mais Bonita da Cidade, Saulo Duarte e a Unidade, Isaar, Pietá e Chico Correa & Eletronic Band, entre outros.


Fotos: Jr Panela/Acervo SESC

Sugestões de Leitura