Arte e Cultura 0

Cia Vatá comemora 20 anos de dança com espetáculo no CCBNB

A Companhia Vatá, nacionalmente e internacionalmente conhecida na esfera da dança, está em Juazeiro do Norte para uma série de atividades promovidas pelo Ministério da Cultura e o Banco do Nordeste. Comemorando os 20 anos do grupo, entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri com seu mais recente espetáculo, o musical Compilation, uma compilação de marcantes performances.

Dança contemporânea e sapateado se destacam na Cia Vatá, sendo sua característica mais forte, porém não única. A inspiração se encarrega de levar o grupo a transitar entre mundos e culturas. Tradição nordestina, cultura africana, pensamento contemporâneo são alguns dos embasamentos para peças.

“Somos brincantes. Vamos experimentando o fazer harmonioso das obras da Cia Vatá desde 2000 até 2017, numa compilação cheia de folia e festa, colocando no ‘terreiro’ o que a tradição nos ensinou e nos ensina, mas nos deixando vetorizar pelas linhas contemporâneas da música, dança, teatro e poesia!”, revela Valéria Pinheiro, fundadora da Companhia e diretora do espetáculo.

Fora do palco, apresenta também o Doc. Vatá, um documentário relevando a trajetória de sonhos, resistência e luta do grupo cearense. O filme foi dirigido por Marcelo Paes de Carvalho e Kiko Alves e será exibido na quinta-feira (30), às 15h, no CCBNB.

Ainda será realizada uma oficina de experimentação em dança com o público na sexta-feira (31), aberto à inscrições pelo site corpo.brincante.vata@gmail.com .

 

page

 

A COMPANHIA

Hoje genuinamente cearense, a Cia Vatá foi fundada em 1994, no Rio de Janeiro, pela bailarina e coreógrafa, Valéria Pinheiro. Desde 2000 ancorada no Ceará, ela é uma das companhias brasileiras com representatividade internacional, que apresenta essa mistura entre a cultura tradicional brasileira e a dança contemporânea. A linguagem mestra da Cia Vatá é o que pode ser chamado de “sapateado brasileiro”, e é a partir dessa técnica que a Cia expande o comportamento desse corpo acoplando outras linguagens.

 

OFICINA CORPO BRINCANTE

Participantes de todas as idades, com ou sem experiência em dança, entrarão em contato com a técnica de “brincar” nos ritmos tradicionais nordestinos. Adaptamos técnicas da dança contemporânea como contato e improvisação às matrizes provindas de nossas danças tradicionais, como côco, maracatu, cavalo-marinho, caboclinho, cabaçal, baião etc.. Brincando convidamos os alunos à instigar o corpo em busca de sua memória, trazendo à tona sua própria história, explorando as possibilidades de expansão do seu próprio corpo e abrindo um leque de movimentação e textura.

 

Serviço:

 

Cia Vatá


Quinta-feira (30/03)  
15h Exibição do documentário ‘Doc Vatá’  | Duração: 80 min. | Classificação: Livre
19h30 Espetáculo Compilation | Duração: 60 min.| Classificação: Livre

Sexta-feira (31/03)
14h Oficina Corpo Brincante
Inscrições no e-mail: corpo.brincante.vata@gmail.com
19h30 Espetáculo Compilation | Duração: 60 min.| Classificação: Livre

Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri
Rua São Pedro, 337 – Centro
Informações: (88) 3512-2855
Entrada Franca

Sugestões de Leitura