Notícias

Centro de Referência sobre Drogas do Cariri será sediado em Juazeiro do Norte

O município de Juazeiro do Norte receberá o primeiro Centro de Referência sobre Drogas do interior do Ceará. O equipamento público estadual que servirá para o atendimento de usuários abusivos de álcool e dependentes químicos, assim como familiares que necessitem de orientações. O Centro deve ser inaugurado no mês de maio deste ano, no Vapt Saiba mais

Por Alana Maria • 9 de abril de 2018

O município de Juazeiro do Norte receberá o primeiro Centro de Referência sobre Drogas do interior do Ceará. O equipamento público estadual que servirá para o atendimento de usuários abusivos de álcool e dependentes químicos, assim como familiares que necessitem de orientações. O Centro deve ser inaugurado no mês de maio deste ano, no Vapt Vupt.

O Centro de Referência sobre Drogas do Cariri atenderá a 19 municípios que integram as 20ª e 21ª Regionais de Saúde. De acordo com a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte Nizete Tavares, este é um passo muito importante para o fortalecimento das políticas de saúde mental no Município e região.

Como contrapartida à instalação do Centro de Referência em Juazeiro do Norte, o município cederá os profissionais que atuarão no CRD, entre eles, psicólogo, assistente social, enfermeiro, motorista, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

No Ceará, o Centro de Referência sobre Drogas foi implementado em dezembro de 2014, através de ações da Secretaria Especial de Polítcas Sobre Drogas do Estado (SPD). Em sua proposta, visa a integração das políticas públicas sobre o uso de álcool e drogas, promoção de ações de prevenção, acolhimento e encaminhamento de usuários e familiares para a rede assistencial, além de capacitação dos colaboradores e fomento de pesquisas.


Imagem ilustrativa do Centro de Referência sobre Drogas em Fortaleza.

 

CATEGORIA:

Alana Maria

Alana Maria Soares é jornalista da Cariri Revista desde 2015.
Formou-se pela faculdade de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus Cariri, onde produziu o programa cultural Percursos Urbanos Cariri, pela UFC e CCBNB, entre 2012 e 2014. Pela Editora 309, ainda produziu a Casa Cariri Revista, o Manual Inteligente da Água, o Jornal Universitário da Unileão em 2016 e 2017, entre outros produtos editoriais.
RP: 0003947/CE