Cariri Sustentável 0

Cariri Shopping e Engenho do Lixo em campanha pela reciclagem do óleo de cozinha

Os agentes de reciclagem da Associação Engenho do Lixo encontraram no Cariri Garden Shopping um parceiro de trabalho. Há seis meses uma campanha ecológica do estabelecimento vem coletando óleo de cozinha doado por pessoas físicas, instituições e dos próprios restaurantes da praça de alimentação e encaminhando para a Associação reciclar e revender.

A estimativa é que o Engenho do Lixo consiga purificar 250 litros de óleo por mês a ser revendido para empresas de produção de biodiesel por R$ 1,50 / litro, uma ajuda significativa na renda dos recicladores, que ainda não chega a ser o salário mínimo.

Dos 530 litros de óleo coletados só pelo shopping nos primeiros meses, também foi possível produzir 550 kg de sabão, que retornam como gratificação aos restaurantes e lojistas do Cariri Garden.

IMG_9831

Luciano Pedro, funcionário do Cariri Garden Shopping, auxilia José Leite no despejo do óleo para purificação (Fotos: Alana Maria)

Além da arrecadação do óleo, a parceria se firma no empréstimo de um galpão e de energia para o maquinário necessário. “Nossa máquina estava parada porque não temos condições de bancar a energia que ela precisa, a trifásica. Então o Cariri Garden veio com essa parceria e está sendo muito bom para nós”, explicou José Leite, presidente da Associação.

“O Cariri Garden Shopping adotou o tripé de ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto, por isso mesmo nos preocupamos em dar destino correto ao óleo dos restaurantes, apesar disto ser obrigação de cada um deles. Nesse sentido, surgiu a ideia educativa de fechar mais esta parceria com o Engenho do Lixo”, comenta o coordenador de operações Diego Albuquerque. O estabelecimento já doava papel, papelão, plástico e alumínio aos recicladores.

A campanha para a coleta do óleo segue sem data para encerrar. A população pode doar o óleo em garrafas ou galões de plástico lacradas entregando nos pontos de coleta no Cariri Garden Shopping ou indo diretamente na Associação Engenho do Lixo.

IMG_9841

Quase 550 kg de sabão foram feitos e 530,000 m³ de água deixaram de ser poluídos.

.

SEPARE. DOE. RECICLE.

Pode ser doado nas Associações de Catadores de Materiais Recicláveis:

Todo tipo de papel (revistas, jornais, ofício, almaço, livros etc.);

Papelão;

Plástico (garrafas pet, recipientes como shampoo, depósitos de sorvete etc.);

Metais em geral – principalmente ferro, alumínio e cobre (latinhas de refrigerante, de cremes, de condimentos etc.);

Eletrônicos (peças de computador, som, televisores, micro-ondas, celulares etc.);

Óleo de cozinha (em garrafas bem lacradas).

.

SERVIÇO:

Associação Engenho do Lixo

Avenida Paulo Maia, 230, bairro Santo Antônio – Juazeiro do Norte

José Leite, presidente

Tel: (88) 98828 2134

 

Sugestões de Leitura